Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > IFPE-Recife promove palestra sobre prevenção ao suicídio

IFPE-Recife promove palestra sobre prevenção ao suicídio

Promovido pelo setor de Psicologia do campus, evento fez parte da campanha Setembro Amarelo e teve a participação de um psicólogo cognitivo e comportamental
publicado: 30/09/2016 15h56 última modificação: 30/09/2016 15h57

Encerrando a campanha do Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre a prevenção do suicídio, o setor de Psicologia do IFPE-Campus Recife promoveu uma palestra sobre o tema, chamada “Prevenção ao suicídio: estratégias socioemocionais amarelas”. O evento aconteceu nesta sexta-feira (30), no Auditório, e contou com a participação do psicólogo cognitivo e comportamental Alessandro Rocha. Também estava presente o diretor geral do campus Recife, Marivaldo Rosas.

A palestra foi dedicada a informar sobre transtornos psicológicos e conceitos sobre o suicídio. O psicólogo apresentou dados de estudos e estatísticas sobre o fenômeno no Brasil e no mundo, além de orientar estudantes e professores sobre as melhores maneiras de lidar com pessoas que apresentem indícios ao ato suicida. “Meu desejo é repassar meu conhecimento para que os alunos e os profissionais do IFPE desenvolvam técnicas de como regular as emoções e de como dar apoio a outras pessoas que estejam passando por momentos emocionais difíceis”, comentou Rocha.

Para uma das psicólogas do Campus, Christiane Oliveira, a palestra serviu como um meio de tranquilizar e alertar a comunidade acadêmica não apenas sobre o suicídio, mas também sobre outros transtornos, como a depressão e a ansiedade. Além disso, segundo ela, essa é uma forma de não estigmatizar o tema e incentivar que ele seja abordado sempre que possível, para que as pessoas tenham espaço para falar, discutir e se informar.  “O objetivo é que a gente possa trazer para os jovens algumas informações na perspectiva da prevenção e pensar na promoção da saúde mental”, afirma.

Atendimento psicológico

O setor de Psicologia do Campus Recife funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e conta com a atuação de quatro psicólogos: Christiane, Daniela, Inalva e Kenio. O setor recebe estudantes, professores e servidores do IFPE.