Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Olimpíada Pernambucana de Física acontece nesta sexta (20)

Olimpíada Pernambucana de Física acontece nesta sexta (20)

Competição chega a sua segunda edição em busca de talentos na área das ciências exatas
por publicado: 18/10/2017 10h21 última modificação: 18/10/2017 10h24

Cerca de sete mil estudantes do ensino médio se preparam nesta sexta-feira (20/10) para a 2ª edição da Olimpíada Pernambucana de Física (Opef). A aplicação das provas no Campus Recife terá início às 14hs na sala C39. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e identificar talentos entre os estudantes do ensino médio  e promover o interesse dos jovens pela área das ciências exatas, servindo também como preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A competição deste ano conta com a participação de 120 escolas públicas e privadas em mais de quarenta municípios do estado. Os participantes responderão uma prova com 20 questões objetivas, e concorrerão a medalhas de ouro, prata e bronze, além de receberem certificados que serão distribuídos para estudantes e professores.

A iniciativa conta com apoio e coordenação de diversas instituições na área, como a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Instituto de Física da UFPE, Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste-UFPE, Espaço Ciência, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Associação de Professores de Física de Pernambuco (APROFISPE). A participação na OPEF é totalmente gratuita para alunos, professores e escolas interessadas, sendo um grande laboratório para de estímulo do aprendizado.

Pernambuco é hoje, junto com São Paulo, um dos dois estados no país a realizar uma competição em nível estadual na área da física. Além disso, o estado possui um longo histórico de destaque com pesquisadores de notoriedade nacional e internacional, como José Leite Lopes e Mario Schenberg. Para o organizador do evento e coordenador de Astronomia do Campus Recife Guilherme Pereira, o evento possibilita dar destaque a talentos que “apresentarão no futuro as inovações científicas que tanto necessitamos”.

II Olimpíada Pernambucana de Física (Opef)

Sexta-feira (20/10) | Sala C39 | 14h