Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Pós em Sustentabilidade Urbana tem aula inaugural no próximo dia 06

Notícias

Pós em Sustentabilidade Urbana tem aula inaugural no próximo dia 06

Evento contará com a secretária executiva de Sustentabilidade e Meio Ambiente de PE
por publicado: 27/01/2020 11h10 última modificação: 27/01/2020 11h10

No próximo dia 06, será realizada a aula inaugural da Especialização em Sustentabilidade Urbana, mais recente pós-graduação latu senso do Campus Recife, desenvolvida em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) do IFPE. O evento acontece às 14h no miniauditório do Campus e contará com a presença da secretária executiva de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Estado, Inamara Mélo. A palestra vai tratar do desafio da sustentabilidade nas cidades brasileiras.

Oferta Crescente - A aula inaugural marca um momento muito profícuo da Pós-Graduação no Campus Recife. É que além de Sustentabilidade Urbana, o Campus conta atualmente com mais duas pós-graduações ativas: Práticas Interpretativas em Música Popular com Ênfase em Frevo e Educação Ambiental e Cultural. Até 2021, existem mais quatro propostas em avaliação na Propesq para abertura de novos cursos de especialização. Para a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPI) professora Sofia Brandão parte desse momento inovador se deve à mobilização dos professores com suas atividades docentes e ao apoio da Diretoria em esclarecer todo o processo de implementação dos cursos. “Temos um quadro docente ativo e muito sensível às demandas de especialização da sociedade”, explica Sofia.

Ainda segundo a diretora, as especializações são cursos feitos sob medida para atender à demanda de um mercado ou da população, como é o caso do próprio curso de Sustentabilidade Urbana, que nasceu da necessidade das secretarias de Meio Ambiente terem profissionais especialistas. Leitura compartilhada também pela coordenadora do curso Ioná Rameh, que prevê: “É uma forma de responder à demanda do mercado e contribuir com a solução de problemas das cidades. Em contato com secretarias, percebe-se a carência de uma especialização. Nesse sentido, pretendemos expandir para novas turmas em breve”.

O coordenador da Pós-Graduação em Educação Ambiental e Cultural, professor Marcos Valença coloca o IFPE como um bom lugar para se especializar: “O Instituto Federal é uma instituição sólida, onde encontramos indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão e o estudante possui inúmeras oportunidades e intercâmbios que o IFPE promove”. Valença também destaca a importância do curso de Educação Ambiental e Cultural para a sociedade e a comunidade acadêmica e diz que é uma especialização completamente preocupada com as demandas sociais e ambientais do mundo contemporâneo.

Já o coordenador do curso de Práticas Interpretativas em Música Popular com Ênfase em Frevo, professor Flávio Lima explica também a importância da especialização em Música: “A pós em música é o meio caminho entre a Graduação e o Mestrado e, em breve, acredito que o Campus Recife vai se tornar uma referência na área musical da região”. Nesse sentido, o professor revela que existem projetos para abertura de um Tecnólogo e um Mestrado Profissional na Área. A Especialização também é responsável por proporcionar três grupos musicais aliados a grupos de projetos de Extensão: o Coro, o de Cordas dedilhadas e a Big Band de sopro e percussão.

Futuro estudantes interessados em se inscrever num dos quatro novos cursos que serão implementados no Campus até o próximo ano devem ficar atentos às publicações no portal da Instituição. Sofia também explica que os atuais cursos em funcionamento também deverão oferecer novas turmas a uma frequência bianual. Para mais informações, basta acessar a página da Pós-Graduação do campus (aqui).

Aula Inaugural Especialização em Sustentabilidade Urbana
Dia | 06 de fevereiro
Horário | 14h
Local | Miniauditório do Campus Recife