Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Primeiro dia da SNCT é marcado pela diversidade relacionada ao universo da Inteligência Artificial

Notícias

Primeiro dia da SNCT é marcado pela diversidade relacionada ao universo da Inteligência Artificial

Público pôde acompanhar as variadas áreas de atuação dentre outros projetos apresentados
por publicado: 22/10/2020 09h36 última modificação: 22/10/2020 09h37

O primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus Recife foi marcado por uma extensa e diversificada programação. Além de apresentações, oficinas e workshops relacionados ao tema “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”, o evento deu início conjunto de palestras previstas na programação. Convidados atuantes no universo da tecnologia de ponta ministraram duas palestras de um total de 8 que integram a série.

Liderada pela cientista de dados do Itaú e professora da Insper (SP), Nathalia Demetrio, a palestra de abertura da série foi “A saga do Unicórnio: Entendendo e otimizando um workflow de ciência de dados”, que possibilitou ao público um esclarecimento em relação à pluralidade das áreas, diferentes tecnologias e diversas formas de atuação, além de percorrer as etapas que integram a ciência de dados. “Busco demonstrar minha forma de trabalho. Através da definição de uma proposta estabeleço um workflow – sequencia de ações realizadas em um processo”, explica.

No final da tarde, o integrante do Centro de Estudo e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), João Paulo Magalhães, concluiu a segunda palestra do primeiro dia do evento. Com o tema “Inteligência Artificial em nosso dia a dia e o que fazemos daqui para o mundo”, foi possível observar cenários onde a Inteligência Artificial (IA) está inserida, além de idealizar perspectivas relacionadas ao uso da IA em prol do benefício da sociedade.

Ao longo da SNCT, o público pode acompanhar as outras palestras que compõe a série, além de presenciar mais de 300 trabalhos acadêmicos e cerca de 120 atividades. Nesta quinta (22), às 13h, Guilherme Leonardi da Pic Pay apresenta a “DataScience: ciência ou mitologia grega!”. Para finalizar o segundo dia da Semana, às 17h, a palestra a ser apresentada traz o tema “Startup e inovação oportunidades de mercado e as etapas da prototipação ao produto”, com participação das docentes Aida Ferreira (IFPE), Alessandra Nascimento Pontes (Mackenzie) e Gesyca Santos (UFAL).