Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Professor do Campus publica pesquisa em revistas estrangeiras sobre a versatilidade da Moringa

Notícias

Professor do Campus publica pesquisa em revistas estrangeiras sobre a versatilidade da Moringa

O trabalho é desenvolvido pelo docente Sávio Pereira do curso de Química
por publicado: 07/05/2018 12h56 última modificação: 06/08/2018 09h37

Por meio de uma pesquisa que revela toda potencialidade de uma planta ainda subutilizada pela indústria brasileira, o professor de Química do Campus Recife e Ipojuca Sávio Pereira tem conseguido destaque em publicações nacionais e internacionais. O docente desenvolveu o estudo como sua tese de doutorado e desde então já teve seu trabalho divulgado em jornais científicos indiano americanos e canadense (American Chemical Science Journal e International Journal of Chemistry, respectivamente), na Revista Virtual de Química e mais recentemente na publicação de origem francesa Oilseeds and Fats Crops and Lipids (OCL), publicada em 2018.  O trabalho apresenta a versatilidade da moringa, uma planta de origem indiana, introduzida no Brasil na década de cinquenta e que possui aproveitamentos de caráter farmacêuticos, ambientais, cosméticos e energéticos.

Segundo o professor Sávio, apesar de suas múltiplas utilizações e facilidade de cultivo a indústria pernambucana e nacional ainda não aproveitam o vegetal e suas propriedades. Para o pesquisador, é fundamental que as pesquisas científicas tenham um efeito de aplicabilidade que melhorem a vida em sociedade e este é o caso dos estudos sobre a moringa e seus subprodutos. A utilização da planta pelo setor industrial poderia ser uma solução para geração de renda na região do semiárido brasileiro, por exemplo, já que seu cultivo não exige irrigação em grandes proporções.