Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Programação da SNCT agita Campus nesta quarta-feira

Programação da SNCT agita Campus nesta quarta-feira

A programão englobou diversas atividades com palestras, jogos e oficinas e contou com participação de escolas parceiras
por publicado: 25/10/2017 14h57 última modificação: 30/10/2017 13h15

As ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continuam na manhã desta quarta (25) em várias partes do Campus. A programação, que teve início na última terça (24), inclui palestras, oficinas e exposições organizadas pelos estudantes e escolas parceiras. A palestra que deu início ao dia de hoje foi ministrada pelo professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Leo Akio Yokoyama. A temática não poderia ser mais apropriada: “O Prazer da Matemática: Mágicas, Jogos e Brincadeiras”.

A palestra começou às 9h e contou com ampla participação de estudantes e docentes que lotaram o auditório. Segundo o palestrante, a proposta da atividade é promover um caminho de raciocínio matemático diferente do lecionado na maioria das escolas do ensino básico, em que a repetição de “decorebas” e aplicações de fórmulas de maneira mecânica distancia os estudantes do caráter prático da matemática.  Por meio de exemplos, o professor Yokoyama levou os participantes a refletirem sobre as razões por trás de saberes matemáticos que repetimos desde o jardim de infância, muitas vezes, sem compreender o que realmente significam.

Além das palestras, exposições e atividades lúdicas seguem até quinta-feira (26) visando expandir as noções sobre o uso da matemática no cotidiano. Dentre as ações, encontra-se a mostra “Gênios e Gênias da matemática” que acontece no Hall, assim como jogos e amostras, apresentadas pelos discentes no Pátio do Campus.  Iniciativas voltadas para lazer também estão sendo oferecidas. Um exemplo disso é a prática de rapel, organizada pelo Corpo de Bombeiros  na passarela do Bloco F  e aberta a todos os interessados.

Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Exposições "Gênios e Gênias da Matemática"