Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Seletiva internacional da Olimpíada de Astronomia tem estudante do Campus

Seletiva internacional da Olimpíada de Astronomia tem estudante do Campus

Juventino Ferrer, do quinto período de Química, disputa uma das dez vagas da delegação brasileira
por publicado: 03/03/2017 11h40 última modificação: 07/03/2017 14h40

O estudante 5º Período de Química do Campus Recife Juventino Ferrer é um dos cerca de 150 competidores que participam da seletiva internacional das olimpíadas de astronomia. A competição acontece em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, na próxima semana (entre os dias 5 e 8 de março).

Juventino classificou-se entre mais de 100 mil estudantes em todo o Brasil que participaram, em 2016, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Deste total, são selecionados (através de testes) os cerca de 150 participantes que seguem na seletiva. Nessa etapa, os competidores vão realizar provas teóricas e experimentais. O objetivo é selecionar 10 estudantes, sendo que cinco vão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais e os outros cinco, nas Olimpíadas Latino-Americanas.

O Campus Recife possui tradição nesta disputa científica, com participação em duas edições das Olimpíadas Latino-Americanas (2012 e 2013) e uma, na nas Olimpíadas Internacionais (2013). O que faz do Campus, até agora, a única instituição do Nordeste a ganhar medalha na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, em 2013, com a ex-estudante de Segurança do Trabalho Larissa Aquino. Todos esses talentos são descobertos através do trabalho do professor de Física Guilherme Pereira, à frente do Núcleo de Astronomia.