Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Terceiro dia da SNCT atrai público

Notícias

Terceiro dia da SNCT atrai público

Primeira palestra do dia desvenda a matemática com bolhas de sabão
por publicado: 27/10/2017 09h19 última modificação: 27/10/2017 09h40

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) chegou ao seu último dia de realização trazendo novas formas de pensar a matemática. As ações lúdicas foram a grande marca do evento, que encerrou suas atividades na última quinta (26). A palestra ministrada pela professora titular de matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Walcy Santos foi um exemplo disso. Por meio da temática “Películas de Sabão e as formas geométricas”, os pensamentos físicos e matemáticos foram revelados por trás de simples bolhas de sabão. A apresentação também elucidou a importância prática do estudo de película nas questões cotidianas, trazendo o arcabouço teórico de pesquisadores renomados no Brasil e no Mundo. 

Segundo a professora, o conteúdo da palestra  busca evidenciar a presença da matemática nos eventos mais banais, despertando o interesse dos discentes pelas ciências exatas. Além das questões teóricas, os experimentos trazem aparato visual que revela a beleza da geometria diferencial. Os experimentos relativos à palestra foram realizados na tarde da quinta, no pátio do Campus. Além das atividades do auditório, oficinas e minicursos contaram com as visita do Diretor Geral Marivaldo Rosas e do Diretor de Pesquisa Cícero Brito, que conversaram com estudantes, organizadores e docentes sobre a importância das iniciativas. 

Os gestores se mostraram satisfeitos com a realização do evento. “Em tempos de tantas restrições orçamentárias, é importante mostrar que a ciência está viva e resistindo nas nossas instituições”, explicou Rosas. A SNCT é um evento do calendário nacional do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Em 2017, chegou à sua décima quarta edição e no Campus Recife reuniu mais de 20 instituições parceiras, 17 minicursos, 39 exposições e 32 palestras, em três dias de evento.