Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Violência contra mulher é tema da série de palestras desta semana

Notícias

Violência contra mulher é tema da série de palestras desta semana

Evento foi ministrado pela Juíza da 1ª vara de violência doméstica e familiar, Ana Cristina Mota
por publicado: 15/03/2018 11h59 última modificação: 16/03/2018 10h52

O auditório do campus reuniu servidores, estudantes e terceirizados na última quarta-feira (14/03) para discutir uma questão que tem permanecido por muitas gerações na nossa sociedade: “Violência contra mulher”. Por meio da apresentação de dados locais e mundiais, a palestrante Ana Cristina Mota, juíza da primeira vara de violência doméstica e familiar, desvelou os aspectos sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, levantado reflexões sobre seus avanços e limitações. O evento contou com a utilização de material audiovisual que incluiu a apresentação de documentário e de gráficos relativos a estudos sobre o tema.

A ação buscou esclarecer termos comumente utilizados pela mídia como misoginia e feminicídio, apontado a importância da existência de palavras próprias para se identificar um tipo de violência com características muito específicas com origens no patriarcado. Durante o seu discurso, a juíza alertou para importância de reconhecer a violência de gênero não apenas em sua manifestação física como também psicológica, moral e patrimonial.

Ana Cristina ressaltou como a violência de gênero também é influenciada por questões de raça e classe social, o que é revelado através de pesquisas que apontam o aumento nas agressões contra mulheres negras no estado. Ao final, foi repassada a importância de promover mudanças não apenas pela conscientização das mulheres, mas principalmente pela modificação de papeis de gênero que instituem uma hierarquia e legitimam a submissão feminina, assim como justificam a ação dos agressores.