Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > O Campus > Histórico

Histórico

por clesia publicado 09/12/2015 13h26, última modificação 16/02/2018 09h34

Campus Recife do IFPE apresenta tradição na formação de cidadãos e profissionais. Já funcionou em diferentes prédios, recebeu diversos nomes, enquanto instituição de ensino, protagonizou episódios relevantes no cenário nacional e registrou, à luz de alguns aspectos, sua marca de pioneirismo.

 Um retorno no tempo nos leva a 1909, ano de fundação da então Escola de Aprendizes Artífices, que funcionava no antigo Mercado Delmiro Gouveia. A Unidade atendia jovens de classes socialmente desfavorecidas do Recife, com oficinas de mecânica, marcenaria, carpintaria, alfaiataria e desenho, bem como ministrava aulas referentes ao ensino básico.

 A Instituição passou a funcionar, a partir de 1923, nas instalações do Ginásio Pernambucano e, só em 1933, conquistou sede própria, no caso, o atual prédio da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. Na nova fase, a Instituição chegou a receber a visita do presidente Getúlio Vargas. Alunos, concluintes de 1939, foram cedidos pela escola para combaterem na Segunda Guerra Mundial. Neste percurso, a Instituição recebeu diferentes nomes, a saber: Liceu Industrial de Pernambuco, Escola Técnica do Recife e Escola Técnica Federal de Pernambuco.

 Aqui foi criado o primeiro curso de Segurança do Trabalho do País. Também, neste espaço, registrou-se a primeira greve estudantil do Brasil. Face aos estragos decorrentes da histórica enchente de 1975, a unidade de ensino, instalada às margens do Capibaribe, demandou a construção de uma nova sede: o prédio onde atualmente funciona o Campus Recife.

 O ano de 1999 marcou mais uma alteração não somente no nome, mas também no perfil da Instituição. Agora para Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFET-PE). Somente a partir do final de 2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, pela Lei 11.892, a Instituição passou a apresentar a atual proposta, voltada à Educação Profissional e Tecnológica.

 Concentrando a maior comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, o Campus Recife totaliza cerca de 500 servidores e aproximadamente 6 mil estudantes de cursos em diversas modalidades, no caso, Técnico Integrado, Proeja, Subsequente, Tecnológico, Licenciatura, Bacharelado e Pós-Graduação.