Você está aqui: Página Inicial > Campus > Vitória > Notícias > Aluno da licenciatura premiado em evento de Química

Aluno da licenciatura premiado em evento de Química

Trabalho de Alexandre Santos foi eleito o 2º melhor do III Simpósio Nordestino de Química
por publicado: 18/07/2017 10h37 última modificação: 18/07/2017 10h49

O estudante Alexandre Emanuel Santos, aluno do 3º período do curso superior de Licenciatura em Química do Campus Vitória de Santo Antão, recebeu o prêmio de 2º melhor trabalho do III Simpósio Nordestino de Química, realizado entre os dias 12 e 14 deste mês. O trabalho intitulado “Aplicação do Modelo RM1 com Orbitais para a predição da Configuração Estrutural de Complexos Ternários de Térbio (III) de Ligantes Não Iônicos Mistos” foi orientado pelos professores Nathália Bezerra de Lima (UFPE) e Etelino Feijó de Melo, do Campus Vitória do IFPE.

O trabalho foi avaliado por uma comissão de professores previamente convidados pela organização do evento e coordenados pela Associação Brasileira de Química (ABQ), que realiza o simpósio anualmente, com o objetivo de conhecer as atuais pesquisas no âmbito da Química desenvolvidas no Nordeste brasileiro.

Alexandre conta que os complexos luminescentes de Térbio – tema do trabalho – possuem diversas aplicações, como Oled flexível, Led, Lasers, Marcadores celulares, e explica: “Eles transformam luz ultravioleta em luz na região do verde visível. Recentemente o grupo de pesquisa reportou que a diversidade de ligantes coordenados ao íon lantanídeo intensifica suas propriedades luminescentes. Motivados por esta questão neste trabalho foi aplicado o modelo semi-empírico RM1 com orbitais para lantanídeos na predição de configurações estruturais de complexos de Térbio mistos, uma vez que estes complexos são inéditos não existem dados de cristalografia para esses sistemas e nem sempre é simples a resolução de sistemas desse tipo por este método”.