Início do conteúdo

CPA divulga doze boletins com Autoavaliação Institucional (2019)

Documentos trazem dados de onze campi onde existem cursos superiores (Barreiros, Belo Jardim, Cabo, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória) e o Ensino à Distância


A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFPE está divulgando os resultados da autoavaliação institucional de 2019. São doze boletins que trazem dados de onze campi onde existem cursos superiores (Barreiros, Belo Jardim, Cabo, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória), mais o Ensino à Distância (EAD). Apesar de possuírem cursos superiores, Afogados da Ingazeira e Jaboatão não foram incluídos: o primeiro, por ser recente, e no segundo não houve coleta.

“A avaliação é um instrumento que busca garantir a qualidade do ensino superior e contém informações privilegiadas para que as gestões de cada um dos campi possam identificar eventuais fragilidades e implementar melhorias no processo decisório de planejamento”, explica a professora Rosa Vasconcelos, que preside a CPA do IFPE.

Ainda segundo ela, é a primeira vez que estes resultados estão sendo divulgados no formato de boletins; anteriormente, eram elaborados relatórios que, na sequência, eram divulgados através de apresentações em PowerPoint. Agora, foi diagramado e consolidado na forma de boletim digital, produzido pela editora do IFPE, e conta inclusive com o próprio registro no International Standard Book Number (ISBN), facilitando sua citação em futuros documentos e pesquisas.

Rosa Vasconcelos destaca que, no próximo dia 14 de setembro, a CPA começará a divulgar esses resultados também por meio de reuniões remotas com as gestões, coordenações de Pesquisa, Extensão e Ensino e, ainda, com as assessorias de comunicação dos campus avaliados.

O processo de autoavaliação é feito de forma trienal, obedecendo o que prevê a lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e trata da política nacional de avaliação para o setor. Os dados contidos nos boletins divulgados agora fazem parte do recorte que vai entre 2018 e 2020.

Os novos boletins estão organizados por campus e curso, e além de se constituir como uma ferramenta essencial para a tomada de decisão de gestores e coordenadores de cursos, devem funcionar também como fonte de informações para toda a comunidade acadêmica (professores, técnicos e alunos).

Veja abaixo os novos boletins

Boletim CPA – Barreiros
Boletim CPA – Belo Jardim
Boletim CPA – Cabo de Santo Agostinho
Boletim CPA – Caruaru
Boletim CPA- Garanhuns
Boletim CPA – Igarassu
Boletim CPA – Ipojuca
Boletim CPA – Paulista
Boletim CPA- Pesqueira
Boletim CPA – Recife
Boletim CPA – Vitória de Santo Antão
Boletim CPA – Educação à Distância



Fim do conteúdo