Você está aqui: Página Inicial > Campus > Vitória > Notícias > Estudantes realizam oficinas em Sítio Cacimbas

Estudantes realizam oficinas em Sítio Cacimbas

Atividades foram realizadas por alunos(as) do 9º período de Agronomia
por publicado: 10/04/2019 08h08 última modificação: 10/04/2019 08h09

Estudantes do curso superior em Agronomia realizaram quatro oficinas na comunidade de Sítio Cacimbas, zona rural de Vitória de Santo Antão, na última quarta-feira (3). As atividades fizeram parte da disciplina Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, conduzida pelo professor Vinícius Gomes.

Foram realizadas as oficinas de Análise de Solo, Utilização de Cobertura Morta, Uso de EPI na Aplicação de Produtos Fitossanitários e Inoculação de Rizóbios em Leguminosas. “Para o Desenvolvimento Sustentável, esse compartilhamento de conhecimento entre a academia e os agricultores é fundamental, porque se vivencia na prática aquilo que é abordado em sala de aula, e os agricultores aprendem práticas simples que antes não tinham acesso, e assim podem melhorar suas realidades”, comentou o professor Vinícius.

O docente explicou ainda que os estudantes poderão, ao longo da disciplina, por em prática o conhecimento construído ao longo do curso, e que a escolha das oficinas é feita a partir da experiência dos grupos e das dificuldades encontradas nas comunidades em outras visitas.

As oficinas foram realizadas na sede da Associação dos Produtores Rurais de Sítio Cacimbas e Círculo Vizinho e no ônibus-escola do Campus Vitória. “Essa interação é uma experiência importante, porque o Campus traz o conhecimento para a prática com os agricultores. Ao longo do curso de Agronomia, várias demandas da comunidade puderam ser solucionadas a partir de atividades com os estudantes”, disse Severino Félix, presidente da Associação e aluno do 9º período de Agronomia.

Para o próximo semestre está prevista a realização de oficinas no assentamento Luíza Ferreira, em São Lourenço da Mata, também como parte da disciplina. Durante as atividades no Sítio Cacimbas, foram gravadas imagens para o vídeo institucional do Campus Vitória.

>> Clique aqui para saber mais sobre o curso de Agronomia.