Você está aqui: Página Inicial > Campus > Vitória > Notícias > 'Horta na CGAE' incentiva alimentação saudável e promove integração

Notícias

'Horta na CGAE' incentiva alimentação saudável e promove integração

Projeto foi implantado no prédio central pela CGAE e pela CGP em maio deste ano
por publicado: 25/08/2017 08h06 última modificação: 25/08/2017 09h17

Você já imaginou ter uma área para plantar, cuidar e colher alimentos no próprio ambiente de trabalho? Essa é a proposta de um projeto implantado por servidores da Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) e da Coordenação Geral de Produção (CGP) do Campus Vitória de Santo Antão. Desde maio, o “Horta na CGAE” dá um novo significado a um dos canteiros do prédio central, buscando promover a integração e incentivar uma alimentação mais saudável.

A ideia de implantar a horta era antiga, mas foi possibilitada após a remoção de 25 árvores dos canteiros do prédio central (saiba mais sobre a reposição das árvores aqui). Por motivo de segurança, as árvores foram substituídas por jardins, mas em frente à CGAE elas deram lugar a uma horta com coentro, cebolinha, alface, hortelã, boldo do chile, anador, entre outros.

"O objetivo é aproximar os servidores da prática rural a partir do que é produzido aqui, além de proporcionar uma oportunidade de alimentação saudável, melhor uso do espaço institucional e dos momentos na instituição”, explicou Ivaldo Aguiar, da CGAE.

Antes de as hortaliças e plantas medicinais serem plantadas, os(as) servidores(as) da CGAE receberam orientações da CGP. “Trouxemos o pessoal para conhecer nossas hortas, apresentamos algumas técnicas e informações sobre preparo, plantio, manutenção e colheita”, contou o coordenador da CGP José Carlos da Silva.

A manutenção e a ampliação da horta é de responsabilidade dos servidores, mas estudantes também podem ajudar nas tarefas. “Qualquer pessoa pode cuidar e colher, é de usufruto real e está aberta”, lembrou Ivaldo. Quem quiser contribuir para a ampliação da horta trazendo mudas e sementes também pode participar, basta procurar a CGAE. Alguns vegetais já foram colhidos e outros estão quase prontos para irem para a mesa.

registrado em: ,