Você está aqui: Página Inicial > Campus > Vitória > Notícias > IFPE oferece 840 vagas em cursos agrícolas no Processo de Ingresso 2022.1

Notícias

IFPE oferece 840 vagas em cursos agrícolas no Processo de Ingresso 2022.1

Inscrições são gratuitas, começam nesta terça-feira (19) e seguem até 7 de novembro
por publicado: 18/10/2021 00h00 última modificação: 25/04/2022 09h42

As inscrições do Processo de Ingresso 2022.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) já começaram e seguem até o dia 7 de novembro, pela internet. Nesta edição da seleção de novos estudantes são oferecidas 840 vagas em cursos agrícolas, técnicos e superiores, distribuídas nos campi agrícolas de Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão, e ainda no Campus de Afogados da Ingazeira.

No Campus Barreiros, as vagas são para os cursos técnicos Integrados em Agropecuária (120 vagas) e Alimentos (80 vagas). No Campus de Belo Jardim, as opções são os cursos técnicos Subsequente e Integrado em Agropecuária (com 40 vagas cada) e os cursos técnicos Subsequente e Integrado em Agroindústria (40 vagas cada). Em Vitória de Santo Antão, há vagas nos cursos técnicos Integrados em Agropecuária e Agroindústria (120 vagas cada) e nos Subsequentes em Agricultura, Agroindústria e Zootecnia (40 vagas cada), e em Afogados da Ingazeira a opção é o curso técnico Subsequente em Agroindústria (40 vagas). As opções de cursos agrícolas no Ensino Superior são Tecnologia em Agroecologia, em Barreiros, e Bacharelado em Agronomia, em Vitória, ambos com 40 vagas.

ESTUDANTES DA ZONA RURAL – Uma ação afirmativa adotada pelo IFPE há alguns anos é a reserva de vagas nestes cursos agrícolas para estudantes oriundos da zona rural. Do percentual de 40% das vagas destinadas à ampla concorrência, há reserva de vagas de 25% para estudantes de escola pública oriundos do campo que optarem por cursos de vocação agrícola oferecidos nestes campi.

Os outros 60% das 4.631 vagas distribuídas nos 16 campi são reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Há ainda cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas

Em virtude da continuidade da pandemia de Covid-19, mais uma vez não ocorrerá prova. Todas as etapas do processo da instituição serão realizadas pela internet, por meio da análise de desempenho escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com a modalidade de curso escolhida. Assim como no último processo, também está mantida a gratuidade da inscrição. Candidatos terão um canal exclusivo para atendimento através do endereço: atendimentoingresso.ifpe.edu.br

Para os candidatos que concorrerão às vagas dos cursos técnicos nas modalidades Integrado, Proeja e Subsequente, o ingresso se dará por meio da análise do Desempenho Escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente. No caso do Integrado ou Proeja, serão levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Já os candidatos aos cursos superiores poderão escolher entre apresentar a nota geral do Enem ou o histórico escolar do Ensino Médio ou documento equivalente. No caso da nota do Enem, será aceita uma das cinco últimas edições (2016 a 2020). Quem optar por histórico escolar deverá usar as notas de Língua Portuguesa ou Português, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia ou disciplinas equivalentes, do 1º e 2º anos do Ensino Médio.


INSERÇÃO DAS NOTAS – Durante o processo de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas e anexar os documentos comprobatórios das notas, que não poderão exceder 5 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG.

Quem optar por concorrer às vagas de cursos superiores com notas do Enem deverá anexar o Resultado do Enem (Boletim), de acordo com a edição escolhida. O documento precisa conter o nome completo do candidato, a edição do Enem, número de inscrição, CPF e a íntegra das pontuações obtidas. Só serão aceitas as notas de uma edição do Exame. O candidato deverá ainda inserir manualmente a nota obtida em cada área (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação).

Já quem escolher histórico escolar ou certificação equivalente deverá anexar a cópia digital da frente e do verso do documento. É necessário que constem nome completo do candidato, carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela escola. Caso não seja possível anexar o histórico escolar, o candidato poderá anexar declaração com as médias das disciplinas do 1º e 2º ano, com assinatura e carimbo do responsável pela escola. Além de anexar a documentação, os candidatos também terão que inserir manualmente as médias de Língua Portuguesa ou Português e Matemática, de acordo com a forma como cursou ou obteve a conclusão do Ensino Fundamental, se Integrado ou Proeja; e do Ensino Médio, se for para curso Subsequente. Nessa etapa, os candidatos devem ficar atentos às exigências do edital, que estabelece regras distintas em relação às diferenças curriculares.

RETIFICAÇÃO DE INSCRIÇÕES – Uma lista preliminar das inscrições será divulgada no dia 24 de novembro. Os que tiverem a inscrição indeferida poderão consultar o motivo do indeferimento e, nos dias 25 e 26 de novembro, ter a oportunidade de retificar dados e até anexar nova documentação. A retificação finalizada será submetida a uma nova análise, cujo resultado será disponibilizado no dia 7 de dezembro.

RESULTADOS – No dia 7 de dezembro, será divulgado o resultado preliminar do processo, juntamente com a publicação da lista final de inscritos, sendo o período de 9 a 10 de dezembro reservado para interposição de recursos. A publicação da lista de aprovados e o resultado final do processo estão previstos para o dia 17 de dezembro, após a análise de recursos. Quem for aprovado deverá realizar matrícula na data estabelecida pelo campus escolhido, conforme edital de matrícula a ser publicado em breve.

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS – Para esclarecer dúvidas, a Comissão Central do Processo de Ingresso 2022.1 disponibiliza o canal virtual https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br/, que ficará ativo durante todo o período do processo. Também serão realizados atendimentos presenciais em todos os campi da instituição, em dias e horários específicos, bem como por e-mail e por telefone.


Processo de Ingresso IFPE 2022.1

4631 vagas | 62 cursos | 16 campi


CRONOGRAMA

Inscrições: 19/10 a 7/11 pelo site: ingresso.ifpe.edu.br
Lista preliminar de inscrições: 24/11
Retificação de inscrições: 25 e 26/11
Lista final de inscrições e resultado preliminar: 7/12
Interposição de recursos: 9 e 10/12
Resultado final: 17/12
Contato para candidatos: https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br

*Notícia republicada no dia 25/04/2022.