Você está aqui: Página Inicial > Campus > Vitória > Notícias > Professor do IFPE é o grande vencedor do 7º Prêmio Hermilo Borba Filho

Notícias

Professor do IFPE é o grande vencedor do 7º Prêmio Hermilo Borba Filho

Docente do Campus Vitória, Rafael de Oliveira também foi premiado como autor da melhor obra da Zona da Mata
por Hugo Peixoto publicado: 06/08/2021 15h11 última modificação: 06/08/2021 15h11

O professor e escritor Rafael de Oliveira, do Campus Vitória de Santo Antão, foi o grande vencedor do 7º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) em parceria coma Cepe Editora. Com seu livro de poesia “Dylan-Pajeú”, Rafael, além de receber a premiação máxima, também venceu como autor da melhor obra da Zona da Mata. O resultado foi publicado nesta sexta-feira (6).

Professor de Língua Portuguesa do Campus Vitória desde 2005, Rafael é natural de Vitória de Santo Antão e “filho de coração de Glória do Goitá”, como ele sempre ressalta. O Rafael Setestrelo – pseudônimo de Rafael Augusto Costa de Oliveira – é conhecido e reconhecido em todo o Instituto pelo trabalho desenvolvido com o projeto de extensão em literatura LiterAtos – Ordem dos Cavaleiros do Setestrelo, voltado à cultura popular nordestina, em especial, a da Zona da Mata.

“Devo ao IFPE algo como um pontapé inicial do livro. Em 2015, Kennedy Albuquerque, bibliotecário e coordenador musical do LiterAtos, estava lotado no campus Afogados da Ingazeira. Ele me convidou para ministrar uma oficina sobre Mamulengo. A partir daí, o Pajeú entrou na minha vida e já naquele ano, a ideia do Dylan-Pajeú nasceu. O sertão sendo visto pelos olhos de um “roqueiro andarilho”, como um Rolling Stone”, contou o professor.

Rafael também falou sobre os poemas que compõem a obra. “Os poemas contém musicalidade e também uma pegada bem fotografia, afinal, o roqueiro andarilho é turista, tira fotos do que vê, narra acontecimentos que ouviu, poeta em martelo agalopado”, explicou.

Dylan-Pajeú o segundo livro sobre o Pajeú escrito por Rafael que é premiado. A obra será publicada pela Cepe Editora, e ele também receberá as premiações em dinheiro, pelas duas categorias (Grande Prêmio e Zona da Mata). O prêmio Hermilo Borba Filho é a maior premiação estadual sobre prosa e poesia, oferecida pelo Governo do Estado, Secretaria de Cultura. Para saber mais, clique aqui.

*Foto: Tati Carvalho/Acervo Rafael de Oliveira