Início do conteúdo

IFPE abre inscrições para Olimpíadas Científicas 2022

Escolas pernambucanas interessadas em participar devem se cadastrar até 30/09


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)  lançou os regulamentos das Olimpíadas Científicas Pernambucanas 2022. Escolas públicas e privadas de todo o estado interessadas em participar das 6ª Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA), 5ª Olimpíada Pernambucana de Física (OPEF) e 5ª Olimpíada Pernambucana de Foguetes (OPEFOG) devem se cadastrar até o dia 30 de setembro.

O cadastro da escola no evento deverá ser feito através do preenchimento de um formulário por um/a professor/a, técnico/a educacional ou representante legal da escola. Após a confirmação da inscrição, cada escola terá um prazo para realizar a competição em suas próprias dependências. Já os/as estudantes devem se inscrever na sua própria escola através do/a professor/a representante, que irá aplicar as atividades e enviá-las para a comissão organizadora. 

A prova da 6ª OPA será aplicada dia 7 de outubro. No caso da 5ª OPEF, o exame será dia 21 do mesmo outubro.  Já as escolas que queiram participar da 5ª OPEFOG devem realizar os lançamentos de foguetes e registrar os respectivos alcances registrados pelos/as estudantes até o dia 7 de outubro. 

Além de receber certificados, os/as participantes poderão ser premiados/as com medalhas de ouro, prata ou bronze, de acordo com as notas obtidas.

O objetivo das Olimpíadas Científicas é estimular o estudo das Ciências Físicas e Espaciais entre estudantes de Ensino Médio de Pernambuco. Além disso, servem como preparação para olimpíadas nacionais e internacionais das respectivas áreas. Os eventos são totalmente gratuitos.

Mais informações através do Núcleo de Astronomia do IFPE pelos fones: (81) 2125-1775 / (81) 98215-7134,Também pelos e-mails: opa@recife.ifpe.edu.br | opef@recife.ifpe.edu.br | opefog@recife.ifpe.edu.br

Confira:

Fim do conteúdo