Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Bolsa Permanência ganha novo sistema de inscrição

Bolsa Permanência ganha novo sistema de inscrição

Nos editais deste ano, todas as etapas da inscrição serão feitas exclusivamente pela internet
por publicado: 22/02/2018 11h18 última modificação: 22/02/2018 11h53

A partir deste ano, as inscrições para o programa Bolsa Permanência serão feitas exclusivamente pela internet. O novo sistema online permitirá que os estudantes submetam todos os documentos e formulários no formato eletrônico. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) e a Diretoria de Desenvolvimento e Tecnologia da Informação (DADT) do IFPE.

=> Consulte todas as informações sobre o Bolsa Permanência e outros programas de Assistência Estudantil

Com a mudança, o principal objetivo é facilitar tanto o processo de inscrição como de avaliação das candidaturas, além de torna-lo mais econômico e menos danoso ao meio ambiente ao dispensar a impressão de documentos. O sistema já estará disponível aos estudantes a partir dos lançamentos dos próximos editais do programa para todos os campi do IFPE.

De acordo com o Diretor de Assistência Estudantil do IFPE, Lucas Dantas, o novo sistema também passará a ser utilizado em outros programas da Assistência Estudantil.  “Buscamos facilitar o acesso do estudante aos programas e o Bolsa Permanência é só o primeiro passo. Além disso, o novo sistema permitirá a criação de um banco de dados mais eficiente e também vai atender aos princípios da economicidade e da sustentabilidade”, afirmou.

Outra novidade é que os editais do programa também passarão a ser publicados de forma antecipada, estando alguns deles disponíveis já no primeiro dia útil do semestre letivo dos campi.

PROGRAMA – O  Bolsa Permanência é um amplo programa de assistência aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais do IFPE que estejam em situação de vulnerabilidade social ou financeira.  A cada semestre são lançados editais para todos os campi do Instituto e todos os estudantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) estão aptos a receber bolsas.

A análise é feita  pela equipe da Diretoria de Assistência ao Estudante do IFPE (DAE) em conjunto com todos (as) assistentes sociais dos campi, levando em consideração questões como renda familiar (até um salário mínimo e meio), gênero, situação de moradia e trabalho, raça, etnia, incidência de doenças crônicas do meio familiar, entre outros fatores.