Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Campus Igarassu dialoga com potenciais parceiros

Campus Igarassu dialoga com potenciais parceiros

Encontro reuniu gestores da Reitoria, do campus, e representantes dos setores público e provado da região
por publicado: 22/08/2019 17h39 última modificação: 23/08/2019 13h57

O Campus Igarassu, em parceria com a Reitoria do IFPE, promoveu, na manhã desta quarta-feira (21), um encontro com agentes públicos e privados da região norte do estado. A iniciativa teve como objetivo apresentar o campus e suas potencialidades para prospectar futuras parcerias voltadas a estágio, pesquisa, extensão, inovação e visitas técnicas.

Estiveram presentes, além de estudantes do campus, representantes de municípios circunvizinhos como Itapissuma, Itaquitinga e Goiana, representantes de empresas privadas, além de Policiais Rodoviários Federais responsáveis pelo posto da PRF vizinho ao campus, do Prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, da Vice-Prefeita, professora Elcione, secretários do município e representantes do poder legislativo local.

Durante o encontro, realizado no terreno da obra da sede definitiva do Campus Igarassu, foram apresentadas informações referentes aos cursos ofertados, perfis profissionais, áreas de atuação e possibilidades de interação com o setor produtivo local. A Reitora do IFPE, Anália Ribeiro, falou sobre o papel do IFPE enquanto equipamento educacional: "No IFPE trabalhamos pela felicidade das pessoas, abrindo oportunidades de melhores empregos, de uma mudança efetiva de vida. Nós trazemos educação, ciência e tecnologia. Nosso trabalho é fundamental para a inclusão de pessoas nos processos produtivos, para integrar o público e o privado no sentido do pleno desenvolvimento social. E é para isso que abrimos diálogos como este", ressaltou a reitora.

Para James Lima, Diretor-Geral do campus, a iniciativa visa mostrar as potencialidades do Campus Igarassu, pensando em nossos estudantes e nos benefícios que podem ser gerados a partir de parcerias. "Nosso esforço é no sentido de trazer educação da mais alta qualidade para a região, pois este, sem dúvida, é o maior investimento que se pode fazer", destacou.

O prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, traçou um paralelo entre a construção da obra do campus e a construção do processo educativo: "Uma boa obra requer um bom alicerce, e a educação é o nosso alicerce, a base da sociedade. Aqui será produzido um conhecimento que contribuirá para o desenvolvimento não só da nossa cidade, mas das nossas empresas e do nosso estado".

Frederico Vilaça, representante do Grupo Cavalcanti Petribu, que doou o terreno do campus e possui sede na região, ressaltou a importância da presença de uma instituição como o IFPE para os processos produtivos locais. "Teremos satisfação em realizar parcerias com o IFPE, que é reconhecido por proporcionar formação de qualidade para seus estudantes", completou.

Kennedy Lima, egresso do curso técnico em Logística do Campus Igarassu, estudante do curso superior em Administração no Campus Paulista e integrante da equipe da prefeitura local falou de forma emocionada sobre a satisfação em presenciar aquele momento. "Enquanto estudante me esforcei e vi o esforço de tantos outros estudantes para ver este campus chegar até aqui. Participar desse momento é um orgulho", disse o estudante.

A sede definitiva

Localizada na BR-101 Norte, s/n, KM 29 (vizinho ao posto da Polícia Rodoviária Federal), Bairro Engenho Umbu, a nova sede terá aproximadamente sete mil m² de área construída. De acordo com a diretora de obras do IFPE, Virgínia Gouveia, o empreendimento foi projetado para ter blocos administrativos, biblioteca, auditório, 16 salas de aula (térreo), 32 salas de aula com dois pavimentos, 8 laboratórios (térreo), 8 laboratórios com dois pavimentos, área de convivência (com reprografia, copa e lanchonete), abrigo de lixo, guarita, castelo d´água, ginásio, além de rampas, passarelas e estacionamento. "Essa estrutura foi toda projetada para atender aos estudantes do IFPE da melhor forma. Quando observamos a produção do conhecimento acontecendo percebemos que isso tudo é muito maior do que somente uma obra", declarou.

A construção da nova sede está orçada em pouco mais de R$ 13 milhões. Atualmente, o Campus Igarassu funciona em um prédio localizado na Avenida Alfredo Bandeira de Melo, nº 320, BR 101 Norte – Km 43,5 – Saramandaia, ofertando dois cursos técnicos (Informática para Internet e Logística) e um curso superior (Tecnologia em Qualidade). A previsão é que o campus passe a funcionar na sede definitiva a partir do primeiro semestre de 2020.