Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Campus Ipojuca inaugura sede definitiva da biblioteca

Campus Ipojuca inaugura sede definitiva da biblioteca

Em cerimônia realizada no dia 22, também foi assinada a ordem de serviço para obras no Campus Barreiros
por publicado: 27/12/2018 08h58 última modificação: 27/12/2018 09h02

Em cerimônia realizada no sábado (22), o IFPE – Campus Ipojuca inaugurou a sede definitiva de sua biblioteca.  O novo prédio tem área total de 833 metros quadrados, compreendendo salas de estudo individual e em grupo, laboratório de informática, sala de áudio e vídeo, espaço para acervo, atendimento e administração e também um miniauditório com capacidade para 100 pessoas. O investimento total na Biblioteca do Campus Ipojuca, incluindo a construção do prédio e a aquisição de equipamentos, é da ordem de R$ 3,5 milhões.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), do Ministério da Educação e da Prefeitura de Ipojuca.  “Inauguramos 3 bibliotecas neste mês. Ao todo Instituto Federal de Pernambuco finaliza 2018 com 9 bibliotecas em construção ou construídas. Esse número representa um baluarte em favor da cultura, da leitura, da educação de qualidade, de expansão do conhecimento para além da sala de aula”, destacou a reitora do IFPE, Anália Ribeiro.

O prédio da Biblioteca do Campus Ipojuca, cuja construção começou em janeiro passado, faz parte da atual fase de ampliação estrutural do IFPE, que inclui nove bibliotecas, blocos acadêmicos e laboratórios nos campi de todo o Estado.  “Desde o planejamento até a execução dos serviços da Biblioteca, quisemos construir um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem, acessar conhecimento e serem mais produtivas em seus estudos e esforços. Fico feliz por hoje estarmos inaugurando uma estrutura tão completa e de altíssima qualidade. Com todos trabalhando em torno desse projeto, só tinha mesmo como dar certo”, afirmou o diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima.

Também compuseram a mesa de honra e receberam o reconhecimento do IFPE-Campus Ipojuca o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Romero Portella Raposo Filho; o secretário de governo da Prefeitura de Ipojuca, Romero Antônio Raposo Sales; e o deputado federal José Mendonça Bezerra Filho, ex-ministro da Educação que autorizou o início das obras da Biblioteca.

“Fico feliz que tenhamos deixado esse legado na região. As Bibliotecas do IFPE são, antes de tudo, equipamentos públicos. Vão atender às necessidades dos estudantes do instituto e também  da comunidade externa”, afirmou o secretário de Educação Tecnológica do MEC, Romero Raposo Filho.

Além dos homenageados da mesa, também receberam uma menção honrosa, por sua dedicação aos processos de contratação, fiscalização de obra e aquisições da nova Biblioteca

CAMPUS BARREIROS – Na ocasião da inauguração do prédio, também foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de estruturação do Campus Barreiros do IFPE. Foi autorizada a reforma da coberta e manutenção predial dos blocos administrativos, além da reforma estrutural do Alojamento Masculino.

Junto com a reforma da rede de esgoto e do sistema de tratamento de efluentes, que tiveram início em novembro, as obras somam R$ 7.247.000,00. A liberação dos recursos foi anunciada em março de 2018 pelo Ministério da Educação.  As novas obras terão início em janeiro e a previsão é de que sejam concluídas em agosto de 2019.