Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE lança edital do Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022.2 para o Campus Recife

Notícias

IFPE lança edital do Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022.2 para o Campus Recife

Programa substitui o antigo Bolsa Permanência. Inscrições vão de 19 a 26/09
por publicado: 15/09/2022 16h29 última modificação: 16/09/2022 15h02

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou, nesta quinta-feira (15), o edital referente ao Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022.2 para o Campus Recife. O atual programa substitui o antigo Bolsa Permanência.

Com o objetivo de ampliar as condições de permanência dos/as estudantes do campus, o programa concederá auxílios que variam de R$130 a R$230 a discentes com matrícula ativa em cursos presenciais do IFPE, prioritariamente advindos/as de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como alunos/as com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

Para participar, é preciso se inscrever de forma on-line através do Sistema Fluxo.IFPE. As pessoas interessadas devem ficar atentas ao cronograma completo do campus, conforme disposto no anexo I do edital. As inscrições acontecem no período de 19 a 26 de setembro.  

As informações acadêmicas do/a estudante serão importadas automaticamente do Q-Acadêmico. Caso não estejam atualizadas, impedindo o prosseguimento da inscrição, o/a discente deverá entrar em contato com o setor de Registro Escolar, a partir dos canais de comunicação disponibilizados pelo campus.  

Ao realizar a inscrição, o/a estudante será direcionado/a para um dos perfis socioeconômicos descritos abaixo, devendo digitalizar e anexar a documentação correspondente:

a) estudantes cotistas com renda per capita familiar de até 1,5 do Salário Mínimo ingressantes a partir do semestre de 2015.2 e estudantes atendidos/as pelo Programa de Moradia Estudantil dos campi agrícolas (Barreiros e Vitória de Santo Antão) que ingressaram através de edital.

b) estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) beneficiários/as ou que tenham em seu núcleo familiar beneficiários/as do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estudantes que possuam Número de Identificação Social (NIS) ou cuja família seja cadastrada no CadÚnico.

c) demais estudantes que não se incluem em nenhum dos perfis citados anteriormente, com renda per capita familiar de até 1,5 do Salário Mínimo.

A duração prevista da concessão da Manutenção Acadêmica será referente ao período mínimo de integralização do curso de ingresso do/da beneficiário/a no IFPE mais dois semestres letivos. As faixas de valores das parcelas dos auxílios serão definidas anualmente pelo Serviço Social do IFPE, sendo fixadas pela Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE) da Reitoria.

>> Confira o edital