Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE dá início ao Conic e ao Encontro de Pesquisadores

IFPE dá início ao Conic e ao Encontro de Pesquisadores

Eventos acontecem no Campus Recife e reúne toda a comunidade científica da Instituição
por publicado: 21/08/2018 15h22 última modificação: 23/08/2018 22h09

A manhã desta terça-feira (21) foi marcada pelo início dos eventos voltados para a produção científica do IFPE: o 13º Congresso de Iniciação Científica (Conic) da instituição e a segunda edição do Encontro de Pesquisadores começaram com a presença de estudantes, pesquisadores e gestores de diferentes unidades da instituição, reunidos para celebrar o crescimento e a importância da pesquisa no Instituto.

A mesa de abertura contou com as presenças da reitora do IFPE, Anália Ribeiro; do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Mário Monteiro; do diretor de Pesquisa da Propesq, Márcio Vilar; do coordenador de Pesquisa da Propesq, Flávio Albuquerque; da diretora de Pesquisa do Campus Recife, Sofia Brandão; do diretor-geral do Campus Recife, Marivaldo Rosas; e do gestor de Programas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Facepe, Jayme Ribeiro.

“Este CONIC, realizado no ano em que se comemoram os 10 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, representa não só resultados vitoriosos mas também resistência. A ciência dialoga diretamente com, por exemplo, a luta pelos direitos dos cidadãos, das minorias. Ao estarmos numa instituição de educação pública, gratuita, laica e de qualidade, lutamos por isso – e uma parte importantíssima disso se dá na pesquisa científica”, salientou a reitora.

A ocasião serviu, ainda, para a entrega do Certificado de Reconhecimento como Pesquisador Destaque 2017/2018 para Amanda Reges, professora no Campus Barreiros e que, no período considerado, conduziu sete orientações em projetos voltados para a obtenção de enzimas a serem usadas em alimentos. “Fico muito feliz e agradecida. Trata-se de um trabalho no qual atuaram conjuntamente professores, bolsistas e técnicos”, declarou Amanda.

A mesa de abertura foi seguida da mesa redonda Panorama da Pesquisa e da Inovação no IFPE e no Estado de Pernambuco, já integrando a programação do 2º Encontro de Pesquisadores, mediada por Flávio Albuquerque e na qual se apresentaram Mário Monteiro, abordando indicadores sobre as pesquisas desenvolvidas no IFPE, e Jayme Ribeiro, que abordou possibilidades e perspectivas de financiamento à pesquisa no Estado.

No período da tarde, o  Engenheiro da Chesf, Willian Ramires, ministrou a palestra “Projetos de P&D+I da Chesf: possibilidades e perspectivas”. Em seguida, foi promovida uma roda de conversa e debates entre os pesquisadores do IFPE e a equipe da Propesq. O 2º Encontro de Pesquisadores do IFPE segue com atividades até a quarta-feira (22). Já o XIII CONIC segue com sua programação até dia 24. Para conferir a programação dos eventos, veja abaixo:

Programação – 2º Encontro de Pesquisadores

Programação – XIII CONIC