Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Comunidade indígena Xucuru de Cimbres será alvo de projetos de extensão

Notícias

Comunidade indígena Xucuru de Cimbres será alvo de projetos de extensão

Reitora do IFPE visitou a comunidade no último sábado (11) para discutir ações a serem realizadas ao longo de 2017
por publicado: 14/02/2017 16h08 última modificação: 14/02/2017 16h08

A comunidade do povo indígena Xucuru de Cimbres recebeu, no último sábado, a visita da reitora do IFPE, Anália Ribeiro, acompanhada de representantes da Pró-Reitoria de Extensão e do Campus Pesqueira. O objetivo da visita foi realizar um balanços das ações desenvolvidas na comunidade desde a realização da Caravana de Extensão, em dezembro do ano passado, e discutir os projetos a serem implementados ao longo de 2017. 

=> Acesse a galeria de fotos

Uma das propostas discutidas com os moradores durante a roda de diálogos foi a possibilidade de implantar um projeto de extensão para o tratamento adequado de resíduos sólidos e outro na área de Direitos Humanos. Uma nova visita à comunidade será feita nesta quarta-feira (15) para o alinhamento das propostas. "Nossa intenção é  fortalecer esse projeto de extensão e levar novos serviços e oportunidades para a comunidade do povo Xucuru de Cimbres.”, destacou a reitoria Anália Ribeiro. 

De acordo com a Diretora de Extensão do Campus Pesqueira, Anicélia Ferreira, a ideia é ampliar as ações realizadas durante a Caravana, que foram aprovados pela população. "No ano passado, levamos roda de conversas sobre agroecologia, oficina de construção de tijolo adobe, reaproveitamento de alimentos, rodas de diálogos com jovens sobre direitos sexuais e reprodutivos, como também distribuímos livros e brinquedos que foram arrecadados pelo IFPE. Foi uma experiência bastante positiva”, afirmou. 

Ao final da reunião, a equipe do IFPE foi convidada para participar do Toré, ritual sagrado para os indígenas.