Divulgado edital de matrícula para aprovados no Processo de Ingresso 2021.2

Aprovados devem ficar atentos às documentações e ao cronograma de cada campus

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou, no dia 09/08, o Edital de Matrícula 2021.2 com os procedimentos e as orientações para matrícula dos candidatos aprovados no Processo de ingresso 2021.2. O edital apresenta os cronogramas de cada campus e a documentação necessária para realização da matrícula dos aprovados.

RETIFICAÇÕES

Foi publicada, no dia 25/08, a quarta retificação do edital, que se refere à alteração do e-mail para interposição de recursos do Campus Recife (Quadro 15).

No dia 23/08, foi publicada a terceira retificação do edital, que se refere à alteração do cronograma das etapas de matrícula do Campus Belo Jardim (Quadro 4). No novo calendário, a matrícula regular pode ser feita até esta terça (24), e a dos retardatários até a quarta (25). A retificação também modificou outras etapas desse cronograma.

No dia 17/08, foi publicada a segunda retificação do edital, a qual alterou o horário de matrícula do Campus Caruaru (quadro 6) e modificou o local de matrícula do Campus Palmares (quadro 11).

Já a primeira versão retificada do edital foi publicada no dia 13/08, referente ao acréscimo do e-mail referente às matrículas do curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho do Campus Recife.

MATRÍCULAS

Em virtude da situação excepcional e das medidas de enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19), cada campus do IFPE adotou uma modalidade de matrícula considerando suas particularidades. São elas:

a) presencial: realizada presencialmente no campus no qual o candidato concorreu à vaga;
b) on-line: realizada exclusivamente de forma remota; e
c) híbrida: o candidato poderá optar por realizar a matrícula de forma presencial ou remota.

Todos os candidatos aprovados devem consultar o edital para acessar as informações necessárias para efetivar sua matrícula, que é obrigatória para o candidato realizar o curso pretendido, de acordo com a modalidade adotada por cada campus e com os respectivos cronogramas disponíveis no Anexo K do edital.

Após a leitura atenta do edital, em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato diretamente com os respectivos campi por meio dos seus canais oficiais de comunicação.

O resultado final dos aprovados, após a análise dos recursos, foi divulgado no dia 12 de agosto e já pode ser consutlado no site da Cvest.

>> Acesse o Edital de Matrícula 2021.2 (Retificado em 25/08/2021)

>> Confira a lista de contatos dos campi

>> DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA:

1- Documentação para candidatos da ampla concorrência

– Certidão de Nascimento ou de Casamento

– Para candidatos/as dos cursos técnicos integrados e Proeja, Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Histórico Escolar, ou, Declaração de Conclusão.

– Para candidatos/as dos cursos técnicos subsequentes ou superiores, Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente e Histórico Escolar, ou, Declaração de Conclusão.

– Uma foto 3×4 recente, documento de identificação do/a candidato/a e Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz (ANEXO I) devidamente preenchido.

– Para os maiores de 18 anos, comprovante de quitação com a justiça eleitoral assim como documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar, se do sexo masculino

– Para menores de 18 anos, documento de identificação do/a responsável legal.

– Para candidatos aos cursos de vocação agrícola, documento atestando que é oriundo do campo.

2- Documentação para candidatos cotistas

Além dos documentos da ampla concorrência (citados acima), os candidatos cotistas devem levar/enviar também:

– Declaração de Estudo Integral em Instituição da Rede Pública (ANEXO A) devidamente preenchida.

3- Documentação para candidatos cotistas de baixa renda

Além dos documentos da ampla concorrência e da Declaração de Estudo Integral na Rede Pública (citados acima), os candidatos cotistas de baixa renda devem levar/enviar também:

– ANEXO B (Verificação de Renda) e C (Declaração dos Documentos Encaminhados) devidamente preenchidos

– Documentos oficiais de identificação dos membros da família.

– Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, se o/a candidato/a ou os membros da família forem casados ou tiverem união estável oficializada; e

– Comprovante de Indicação do Número de Identificação Social – NIS (ficha espelho do Cadastro Único ou folha de resumo do Cadastro Único ou relatório sintético do Cadastro Único)

– Para cotistas com renda familiar <1,5SM, entregar/enviar o espelho do CADúnico com a relação dos beneficiários do bolsa família emitido pelo CRAS é o suficiente para fins de comprovação da renda.