Divulgado resultado final do Processo de Ingresso 2021.2

Matrículas já se iniciam na próxima segunda (16). Aprovados devem ficar atentos às documentações e ao cronograma de cada campus

Foi divulgado, nesta quinta-feira (12) o resultado final, após análise dos recursos, do Processo de Ingresso 2021.2 para novos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Nesta edição, foram oferecidas 2.893 vagas, distribuídas em 16 campi, localizados nos municípios de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

Mais uma vez, em virtude da pandemia, o tradicional vestibular não ocorreu. Todas as etapas do processo foram realizadas pela internet. Para os candidatos inscritos nos cursos técnicos, a avaliação considerou o desempenho dos estudantes, a partir das notas do histórico escolar. Para os que disputaram vaga em cursos superiores, a seleção se deu por meio do desempenho escolar ou nota geral do Enem, dependendo da opção escolhida pelo próprio candidato no ato da inscrição.

> Para conferir o resultado final, acesse aqui o site da Cvest

MATRÍCULA – Os aprovados no Processo de Ingresso IFPE 2021.2 devem ficar atentos ao período de matrícula obrigatória, que já inicia na próxima segunda-feira (16) para alguns campi e varia de acordo com o calendário acadêmico de cada unidade. Cada campus tem também seu próprio cronograma para divulgação de possíveis listas de reclassificação e início de aulas. Todas as informações foram disponibilizadas no Edital de Matrícula, que pode ser acessado no site cvest.ifpe.edu.br ou clicando AQUI.

Os candidatos que ficaram na condição de “classificável”, terão que esperar as listas de reclassificações, que serão publicadas à medida que forem sobrando vagas após finalizado o período das matrículas.

Em virtude da situação excepcional e das medidas de enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19), cada campus do IFPE adotou uma modalidade de matrícula considerando suas particularidades. São elas:

a) presencial: realizada presencialmente no campus no qual o candidato concorreu à vaga;
b) on-line: realizada exclusivamente de forma remota; e
c) híbrida: o candidato poderá optar por realizar a matrícula de forma presencial ou remota.

Todos os candidatos aprovados devem consultar o edital para acessar as informações necessárias para efetivar sua matrícula, que é obrigatória para o candidato realizar o curso pretendido, de acordo com a modalidade adotada por cada campus e com os respectivos cronogramas disponíveis no edital.

Após a leitura atenta do edital, em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato diretamente com os respectivos campi por meio dos seus canais oficiais de comunicação.

>> Acesse o Edital de Matrícula 2021.2

>> Confira a lista de contatos dos campi

>> DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA:

1- Documentação para candidatos da ampla concorrência

– Certidão de Nascimento ou de Casamento

– Para candidatos/as dos cursos técnicos integrados e Proeja, Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Histórico Escolar, ou, Declaração de Conclusão.

– Para candidatos/as dos cursos técnicos subsequentes ou superiores, Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente e Histórico Escolar, ou, Declaração de Conclusão.

– Uma foto 3×4 recente, documento de identificação do/a candidato/a e Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz (ANEXO I) devidamente preenchido.

– Para os maiores de 18 anos, comprovante de quitação com a justiça eleitoral assim como documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar, se do sexo masculino

– Para menores de 18 anos, documento de identificação do/a responsável legal.

– Para candidatos aos cursos de vocação agrícola, documento atestando que é oriundo do campo.

2- Documentação para candidatos cotistas

Além dos documentos da ampla concorrência (citados acima), os candidatos cotistas devem levar/enviar também:

– Declaração de Estudo Integral em Instituição da Rede Pública (ANEXO A) devidamente preenchida.

3- Documentação para candidatos cotistas de baixa renda

Além dos documentos da ampla concorrência e da Declaração de Estudo Integral na Rede Pública (citados acima), os candidatos cotistas de baixa renda devem levar/enviar também:

– ANEXO B (Verificação de Renda) e C (Declaração dos Documentos Encaminhados) devidamente preenchidos

– Documentos oficiais de identificação dos membros da família.

– Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, se o/a candidato/a ou os membros da família forem casados ou tiverem união estável oficializada; e

– Comprovante de Indicação do Número de Identificação Social – NIS (ficha espelho do Cadastro Único ou folha de resumo do Cadastro Único ou relatório sintético do Cadastro Único)

– Para cotistas com renda familiar <1,5SM, entregar/enviar o espelho do CADúnico com a relação dos beneficiários do bolsa família emitido pelo CRAS é o suficiente para fins de comprovação da renda.

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS – Para esclarecer dúvidas, o IFPE ampliou os serviços de atendimento aos candidatos. A Comissão Central do Processo de Ingresso 2021.2 criou o canal virtual https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br/ que ficará ativo durante todo o período do processo. Também serão realizados atendimentos em todos os campi da Instituição, em dias e horários específicos, e também por e-mail e por telefone. Os endereços eletrônicos, contatos e as informações relativas ao atendimento em cada campus estão listados no edital, disponível no site cvest.ifpe.edu.br.

>> Confira a lista de contatos dos campi