Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Dupla de professores participa de fórum Internacional

Notícias

Dupla de professores participa de fórum Internacional

Evento de cunho sustentável possibilitou a apresentação e aprimoramento do projeto desenvolvido no Campus Recife
por publicado: 13/02/2020 17h46 última modificação: 14/02/2020 17h38

No início de fevereiro, dois professores do Campus participaram do 5° Action on Disaster Relief 2020, fórum que estabelece bases para criar parcerias entre líderes dos setores públicos e privados, com o objetivo de reduzir o impacto dos desastres ambientais e enfrentá-los da maneira mais eficaz. Héber Nunes e Álvaro Villa foram os únicos representantes do Brasil no evento e apresentaram o projeto Desenvolvimento e simulação computacional de WECs (Wave Energy Converters) de baixa potência aplicados na costa Brasileira, que oferece geração de energia limpa renovável a partir da oscilação das ondas do mar. O projeto é uma parceria entre a empresa americana Wave Water Works, IFPE, e o Porto de Suape.

O projeto ainda está na fase de testes e o protótipo chegará ao Recife no mês de abril, para medições e aprimoramento no Porto de Suape, monitorado pela dupla. O projeto terá capacidade de gerar energia elétrica contínua, pois funcionará 24 horas por dia, diferente da produtividade da energia solar. No caso de desastres, é uma tecnologia eficiente. “A ideia é poder ajudar os afetados em catástrofes, mas também beneficiar pequenos vilarejos, e até mesmo Fernando de Noronha”, afirma Nunes.

No fórum, que aconteceu no Panamá, os professores puderam interagir com profissionais de diversos países. O evento serviu para agregar conhecimento e apresentar o projeto ao mundo. Álvaro menciona os ganhos obtidos no intercâmbio. “A perspectiva foi muito além da esperada. Pudemos trocar conhecimentos e foi uma oportunidade de obter novos parceiros investidores. Tudo isso trará melhorias para a população, Campus e para o Governo do Estado”.

Nesta quinta (13) foi realizada uma reunião com o Secretário do Meio Ambiente do Estado, José Bertotti. Na ocasião, o representante da pasta estabeleceu as diretrizes do projeto com o Governo de Estado, para desburocratizar os processos necessários e viabilizar o projeto com os demais parceiros.