Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Estudante indígena do IFPE é selecionada para estágio na Câmara dos Deputados

Estudante indígena do IFPE é selecionada para estágio na Câmara dos Deputados

Marcela Moura, do Campus Pesqueira, participa de estágio-visita para conhecer o funcionamento do Legislativo
por publicado: 22/05/2019 18h03 última modificação: 22/05/2019 18h03

A estudante indígena do IFPE-Campus Pesqueira, Marcela Moura, iniciou, nesta segunda-feira (20), o Estágio-Visita na Câmara dos Deputados Federais. Ela foi selecionada em meio a dezenas de estudantes de Pernambuco e escolhida pelo gabinete do deputado João Campos.

O Programa Estágio-Visita tem duração de cinco dias e permite que os participantes possam, de forma intensiva, participar de atividades que propiciem o conhecimento teórico e prático sobre o poder Legislativo brasileiro. Nesse sentido, o universitário conhece o cotidiano da instituição, o papel do Legislativo e o trabalho dos deputados.

No primeiro dia de atividades, a estudante Marcela conversou com o deputado João Campos sobre as atividades de resistência do povo Xukuru em defesa de direitos sociais, debateu sobre o orçamento da educação federal e falou sobre importância da interiorização do ensino superior por meio do IFPE.

“A experiência em Brasília está sendo muito proveitosa e enriquecedora. Há exatos 21 anos, o cacique Xicão Xukuru foi assassinado em conflitos pela demarcação de terras indígenas. Nossa luta é de referência e precisamos continuar nossas atividades de resistência. Estou aqui em Brasília representando todos os indígenas e todos os estudantes do IFPE. É uma honra para mim.”, declarou Marcela Moura.