Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Estudantes do IFPE participam de palestra sobre Cybercrime

Notícias

Estudantes do IFPE participam de palestra sobre Cybercrime

Ação foi promovida pela DAE, no Campus Recife, como parte da comemoração do Dia do Estudante
por publicado: 16/08/2017 14h08 última modificação: 16/08/2017 15h26

A Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE) promoveu, na terça-feira (15), mais uma edição do projeto (In)Formação DAE. O evento fez parte das comemorações relativas ao Dia do Estudante (11 de agosto) e foi realizado no Campus Recife, reunindo 200 alunos de diversos campi do IFPE. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Cybercrime: como se proteger”, ministrada pelo chefe de Comunicação Social da Polícia Federal, Giovani Santoro.

Em sua apresentação, o representante da PF destacou como os crimes “comuns” se inseriram na realidade virtual e abordou os cuidados que devem ser tomados, especialmente pelo público mais jovem. “A internet fornece ferramentas para usufruirmos de forma boa e proveitosa, mas também funciona como uma praça pública, onde circulam pessoas dispostas a fazer o bem e também a cometer atos ilícitos”, pontua.

De acordo com o Santoro, os cybercrimes têm características diversas e incluem desde comércio de órgãos ou pessoas na chamada “deep web” a manifestações de racismo e homofobia nas redes sociais. O palestrante também abordou os riscos do “jogo” Baleia Azul e as medidas a serem tomadas ao se deparar com práticas criminosas na rede.

“É preciso ter cuidado com as informações pessoais que se fornece na internet e nas redes sociais e também é necessário que o jovem saiba como se proteger. A proibição e a repressão nem sempre são as formas mais efetivas de evitar as práticas criminosas. A informação é o maior escudo de proteção”,  destacou.

Ao final da apresentação, os estudantes puderam participar do debate e tirar dúvidas com o palestrante. Para Davi Prates, estudante de Administração do Campus Paulista, a iniciativa foi bastante positiva. “Eu achei interessante porque, às vezes, as pessoas não têm tanto conhecimento sobre os riscos que estão correndo nas redes sociais e com essas orientações podemos ficar mais atentos”, comentou.

“A ideia era unir a comemoração pelo Dia do Estudante com o projeto (In)Formação DAE que tem promovido debates itinerantes, nos campi do IFPE, sobre temas de interesse do público estudantil. Os temas são escolhidos a partir de sugestões encaminhadas pelas equipes multiprofissionais dos campi”, explicou Lucas Dantas, Diretor de Assistência Estudantil em Exercício.

COMEMORAÇÃO – Para celebrar o Dia do Estudante, a DAE preparou um bolo, decorado com as cores do IFPE, e distribuiu entre os participantes. O evento também contou com o lançamento do vídeo alusivo à campanha do Dia do Estudante, produzido pela Assessoria de Comunicação do IFPE. A campanha teve como tema “Ser estudante no IFPE é....”.