Notícias
Estudantes do IFPE participam de palestra sobre Cybercrime
A Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE) promoveu, na terça-feira (15), mais uma edição do projeto (In)Formação DAE. O evento fez parte das comemorações relativas ao Dia do Estudante (11 de agosto) e foi realizado no Campus Recife, reunindo 200 alunos de diversos campi do IFPE. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Cybercrime: como se proteger”, ministrada pelo chefe de Comunicação Social da Polícia Federal, Giovani Santoro.
Em sua apresentação, o representante da PF destacou como os crimes “comuns” se inseriram na realidade virtual e abordou os cuidados que devem ser tomados, especialmente pelo público mais jovem. “A internet fornece ferramentas para usufruirmos de forma boa e proveitosa, mas também funciona como uma praça pública, onde circulam pessoas dispostas a fazer o bem e também a cometer atos ilícitos”, pontua.
De acordo com o Santoro, os cybercrimes têm características diversas e incluem desde comércio de órgãos ou pessoas na chamada “deep web” a manifestações de racismo e homofobia nas redes sociais. O palestrante também abordou os riscos do “jogo” Baleia Azul e as medidas a serem tomadas ao se deparar com práticas criminosas na rede.
“É preciso ter cuidado com as informações pessoais que se fornece na internet e nas redes sociais e também é necessário que o jovem saiba como se proteger. A proibição e a repressão nem sempre são as formas mais efetivas de evitar as práticas criminosas. A informação é o maior escudo de proteção”, destacou.
Ao final da apresentação, os estudantes puderam participar do debate e tirar dúvidas com o palestrante. Para Davi Prates, estudante de Administração do Campus Paulista, a iniciativa foi bastante positiva. “Eu achei interessante porque, às vezes, as pessoas não têm tanto conhecimento sobre os riscos que estão correndo nas redes sociais e com essas orientações podemos ficar mais atentos”, comentou.
“A ideia era unir a comemoração pelo Dia do Estudante com o projeto (In)Formação DAE que tem promovido debates itinerantes, nos campi do IFPE, sobre temas de interesse do público estudantil. Os temas são escolhidos a partir de sugestões encaminhadas pelas equipes multiprofissionais dos campi”, explicou Lucas Dantas, Diretor de Assistência Estudantil em Exercício.
COMEMORAÇÃO – Para celebrar o Dia do Estudante, a DAE preparou um bolo, decorado com as cores do IFPE, e distribuiu entre os participantes. O evento também contou com o lançamento do vídeo alusivo à campanha do Dia do Estudante, produzido pela Assessoria de Comunicação do IFPE. A campanha teve como tema “Ser estudante no IFPE é....”.