Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Etapa nacional dos JIFs vai reunir 1200 atletas em Goiânia

Etapa nacional dos JIFs vai reunir 1200 atletas em Goiânia

O evento reunirá estudantes dos institutos federais de todo País
por publicado: 10/11/2015 00h00 última modificação: 11/03/2016 13h53
Parte da delegação feminina com o coordenador geral, o professor Carlos Bravo

Tudo pronto para receber os 1.200 estudantes dos institutos federais de todo País e demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que vão participar dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs 2015), em Goiânia. A abertura oficial do evento será realizada às 19 horas desta quarta-feira (11), no ginásio do Colégio Santo Agostinho.

A solenidade vai contar com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Feres, dos reitores dos institutos federais de Goiás e do Goiano, os anfitriões do evento, Jerônimo Rodrigues da Silva, e Vicente Pereira de Almeida, respectivamente, dos reitores de mais 36 institutos federais e representantes das demais instituições da Rede. As delegações vão se apresentar em desfile e grupos artítiscos e culturais mostrarão seus trabalhos.

Satisfeito em sediar os jogos, o reitor do IFG afirma que a definição do local sede tem um aspecto até mesmo econômico, em um momento atual de crise que estamos passando. “O Centro-Oeste facilita o deslocamento das delegações gerando economicidade. Esse também é um momento de troca de experiências, não só na área esportiva, mas também em termos de ensino, pesquisa e extensão”, diz.

Já para o reitor do IF Goiano, o grande foco é a integração. “É um evento de magnitude muito grande, pois traz a integração dos institutos federais, a participação da Rede Federal cada vez mais em conjunto, um trabalho em equipe”, destacou.

IFPE – Nessa etapa nacional dos JIFs, o IFPE será representado por uma delegação formada por 27 estudantes e 6 servidores que também representarão o Nordeste nas competições das seguintes modalidades:

Xadrez (masculino)

Vôlei de praia (masculino)

Handebol (feminino)

Futsal (feminino)

Os atletas terão como coordenador geral, o professor Carlos Bravo e coordenadora técnica, a professora Vilma Canazart.

Parte da equipe de futsal feminina esteve na Reitoria nesta terça-feira (10) para os últimos preparativos da viagem, marcada para esta tarde. As estudantes Ayanne Rodrigues e Marcicleide Cordeiro (Campus Belo Jardim); e Samara Alves e Karoline Gomes (Campus Pesqueira), com idade entre 15 e 20 anos, explicaram que o time formado por elas conquistou o primeiro lugar na etapa regional, realizada em Natal, e agora segue para Goiânia reprensentando o Instituto e o Nordeste nos jogos nacionais.

Felizes e ansiosas com a viagem, as jogadoras estão na expectativas de conquistar mais vitórias. “É a primeira vez que conquistamos essa colocação. Nunca tínhamos saído do estado e agora será uma experiência nova e uma oportunidade de crescer e mostrar nosso talento no esporte, afirmou Ayanne.

Confira AQUI a programação geral do evento.

FONTE: Diretoria de Comunicação Social do IFG

registrado em: ,