Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Fórum de Bibliotecas debate sobre o tema "Biblioteca Criativa"

Notícias

Fórum de Bibliotecas debate sobre o tema "Biblioteca Criativa"

Evento reuniu bibliotecários e auxiliares de todo o Instituto nos dias 11 e 12 de abril no Campus Ipojuca
por publicado: 15/04/2019 15h04 última modificação: 15/04/2019 15h05

A terceira edição do Fórum de Bibliotecas do IFPE foi realizada no Campus Ipojuca nos dias 11 e 12 de abril. O encontro reuniu os bibliotecários, auxiliares de Biblioteca e outros servidores que atuam nas Bibliotecas dos vários campi do IFPE, para debates, palestras e treinamentos em sua área de atuação.

O tema que orienta os trabalhos é “Biblioteca Criativa: um ambiente inovador, acessível e cultural”. O Fórum tem por objetivo o aprimoramento dos serviços da Biblioteca e a sistematização do trabalho em rede, de forma a garantir o acesso a todos e reforçar a função social da Biblioteca de contribuir para a formação pessoal e profissional dos usuários.

“A Biblioteca é um instrumento realmente fantástico, tem o potencial de transformar vidas, famílias e a sociedade”, disse James Radson da Silva, representante da Reitoria na abertura do evento. “Trata-se do principal locus de articulação de um espaço educativo como o nosso. Espero que todos saiam daqui com bastante sinergia, para que possamos trabalhar em rede”, completou a representante da Pró-Reitoria de Ensino, Andreza Cordeiro.

O evento ofereceu treinamentos em acessibilidade (fundamentos de Braille e LIBRAS) e operação do repositório institucional do IFPE, entre outras atividades. Houve também espaço para reunião dos servidores da Biblioteca e apresentações do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Ipojuca (NAC).  Confira a programação do Fórum.

Forum de Bibliotecas01.jpgNOVA BIBLIOTECA - O Fórum de Bibliotecas aconteceu no auditório e laboratórios da sede definitiva da Biblioteca do Campus Ipojuca, inaugurada em dezembro passado. A nova Biblioteca tem área total de mais de 800 metros quadrados, atendendo à demanda de expansão das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus, e também às necessidades de Ipojuca e região por um equipamento cultural desse porte.

O investimento foi da ordem R$ 3,3 milhões, incluindo a construção do prédio e a aquisição de equipamentos e material permanente (consulte o Balanço de Gestão 2018 do IFPE-Campus Ipojuca). “A Biblioteca é essencial no processo de ensino-aprendizagem, por isso o Instituto tem buscado valorizar esse espaço. Além de bem equipada, a Biblioteca deve ser um espaço onde as pessoas se sintam bem, acolhidas e motivadas a estudar”, disse o diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima, também durante a abertura do Fórum.

*Fonte: Ascom IFPE - Campus Ipojuca