Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE dá início ao Encontro de Internacionalização

Notícias

IFPE dá início ao Encontro de Internacionalização

Abertura do evento contou com palestra do fundador do Instituto Cesar; programação segue até sexta (21)
por publicado: 20/10/2016 13h32 última modificação: 27/10/2016 10h36

Na manhã desta quinta-feira (20), no auditório do Campus Recife, foi dado início ao I Encontro de Internacionalização do IFPE. A abertura do evento, que é voltado ao público em geral que se interesse por temas como mobilidade acadêmica, inovação e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, contou com as palestras de Sílvio Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fundador do Cesar; e Jussara Pimentel, assessora de Relações Internacionais do Instituto. No intervalo, houve também uma apresentação do coral formado por estudantes ativos e egressos da Instituição.

Uma das principais atrações do encontro, Sílvio Meira falou sobre os desafios de instituições regionais de ensino diante das transformações digitais que redesenham as oportunidades de aprendizado. "No momento em que existe a possibilidade de ter, em escala global, ambientes de educação completamente virtualizados, e cursos que ofereçam certificados de universidades globalmente reconhecidas, é necessário refletir sobre sistemas que são essencialmente locais na educação e quais os seus papéis nesse novo mundo", explicou.   

Para Jussara Pimentel, o objetivo do evento é divulgar a internacionalização dentro do IFPE por meio das ações que têm sido implantadas, como o incremento da oferta de cursos de línguas, aplicação de testes de proficiência para estudantes e servidores, e divulgação dos editais de fluxo contínuo. "Esse conjunto de ações visa transformar nosso estudante num cidadão mais crítico em um mundo caracterizado pela interculturalidade", disse Jussara. 

De acordo com a reitora Anália Ribeiro, o evento é um marco dentro do Instituto. "É mais uma iniciativa que se insere no objetivo de oferecer ainda mais uma educação pública, gratuita, laica, republicana de qualidade e socialmente referenciada", classificou.

Programação - O I Encontro de Internacionalização do IFPE acontece entre os dias 20 e 21 deste mês, com palestras e minicursos nos turnos da manhã e tarde. Em prosseguimento às atividades iniciadas na abertura, o primeiro dia do Encontro ainda contará com palestras dos professores Leandro Tesler; Rita Roval e Rosângela Melo; e Aline Sales. Na sexta-feira (21), o evento segue com a apresentação de Chico Saboya, presidente do Porto Digital, e dos professores Renata Serpa; Marquinho Ribeiro; Paulo Abade; Jorge Francisco; e Ivo Félix de Sá. 

=> Confira a programação completa do encontro

registrado em: , ,