Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE celebra aniversário de dez anos

IFPE celebra aniversário de dez anos

Comemoração foi realizada nesta sexta-feira (14), no Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste
por publicado: 14/12/2018 16h44 última modificação: 21/12/2018 10h24

Comemoração: esta foi a palavra-chave na manhã desta sexta-feira (14), quando representantes das comunidades acadêmicas de todas as unidades do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), incluindo Educação a Distância e Reitoria, se reuniram para festejar os dez anos de criação da instituição. O encontro aconteceu no auditório do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN).

A reitora do IFPE, Anália Ribeiro, destacou a importância do momento, ressaltando que os Institutos Federais são o resultado de uma política pública voltada para a Educação Profissional e Tecnológica. “Nossos cursos devem ter como horizonte a democratização da sociedade e nossa instituição acredita que a construção do conhecimento deve ser voltada para o benefício social.  O IFPE não forma apenas profissionais, forma cidadãos”, enfatizou a gestora.

Ela também lembrou da relevância do trabalho construído coletivamente em prol do ingresso, permanência e êxito na caminhada dos estudantes dentro e fora da instituição, bem como o compromisso do IFPE em promover conhecimento, inovação e inclusão. "O Instituto tem a missão de expurgar qualquer tipo de preconceito e tem compromisso com a inovação tecnológica voltada para a responsabilidade social”, complementou.IFPE - Dez anos

Ainda no auditório, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir uma breve história sobre a origem dos Institutos Federais e conferir o vídeo institucional que aborda a trajetória do IFPE. Logo depois, foi a vez das homenagens tomarem o centro das comemorações. Diretores-gerais dos campi da instituição ou seus representantes foram convidados a receberem placas que homenageavam suas respectivas comunidades acadêmicas.

O momento foi seguido pelas homenagens aos ex-diretores das antigas Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais, com a entrega de placas que também reconheciam a importância dos esforços empreendidos na condução das instituições que deram origem ao IFPE. “Pelos trabalhos que desenvolvem ou desenvolveram, pelas causas que abraçam, sintam-se todos homenageados e abraçados”, ressaltou Anália, que também recebeu homenagem em reconhecimento pela dedicação ao Instituto.

IFPE - Dez anosLANÇAMENTOS | Além das homenagens, o encontro festivo no auditório do CRCN também foi palco para lançamentos importantes para a instituição, como o sistema Acesso IFPE, do Repositório Institucional e da Editora do IFPE. “A intenção é que, ainda no primeiro trimestre de 2019, tenhamos um edital para candidatura de publicações na Editora IFPE. E não será restrito a dissertações e teses, mas também a produções culturais, literatura e vários outros tipos de publicações”, salientou Flávio Albuquerque, coordenador de Pesquisa na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFPE.

CULTURA | A arte e a cultura popular também estiveram presentes no décimo aniversário da instituição. Valter Leal, servidor do Campus Pesqueira e autor do cordel sobre os dez anos do IFPE, foi convidado a fazer a leitura de seu trabalho, uma grande homenagem a todos os que constroem diariamente a história do Instituto. Já o encerramento da comemoração foi embalado com maracatu, ritmo de origem pernambucana, apresentado pelo grupo recifense Nação Maracatu Leão de Campina.

EXPOSIÇÃO | Na sexta-feira (14) foi aberta a exposição "IFPE 10 anos: Histórias, Conquistas e Sonhos", que narra um pouco da trajetória de uma década do Instituto Federal de Pernambuco, apresentando as principais etapas do crescimento da instituição. A exposição poderá ser visitada até o dia 28 deste mês, no hall de entrada do Campus Recife.