Início do conteúdo

IFPE divulga lista preliminar de classificação no Processo de Ingresso 2023.1

Também foi divulgado o Guia Rápido de Instruções para Heteroidentificação e Aferição da Condição de Indígena


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou, nesta terça-feira (29), a lista preliminar de classificação do Processo de Ingresso 2023.1. Para conferir a lista, acesse o site ingresso.ifpe.edu.br.

A interposição de recurso contra a lista preliminar de classificação poderá ser feita nesta quarta-feira (30/11), das 8h às 17h, pelo site ingresso.ifpe.edu.br. Nessa etapa não será aceita a inserção de novos documentos e/ou notas que deveriam ter sido inseridos no ato da inscrição ou no período de retificação da inscrição.

A lista final de classificação, após os recursos, será divulgada no dia 05/12, a partir das 17h. 

 

HETEROIDENTIFICAÇÃO E AFERIÇÃO DA CONDIÇÃO DE INDÍGENA 

O IFPE lançou o Guia Rápido de Instruções para Heteroidentificação e Aferição da Condição de Indígena, que tem o objetivo de facilitar a compreensão dos/as candidatos/as sobre essa etapa do Processo de Ingresso.

>>> ACESSE AQUI O GUIA RÁPIDO

Todos/as os/as candidatos/as que se autodeclararam negros/as (preto/a ou pardo/a) ou indígenas que tiveram as suas inscrições deferidas deverão ser submetidas aos procedimentos. O envio do conteúdo deverá ser feito através do WhatsApp, até o dia 07 de dezembro de 2022.

As instruções para o Procedimento de Heteroidentificação complementar à autodeclaração e de aferição da condição de indígena autodeclarada já foram publicadas, e estão disponíveis no site ingresso.ifpe.edu.br.

Heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras – Os/as candidatos/as deverão produzir um vídeo com sua autodeclaração e enviar para a comissão de avaliação. A aferição da condição declarada será exclusivamente através do critério fenotípico. Caso o/a candidato/a seja pessoa com deficiência auditiva ou surdo/a, poderá apresentar a sua autodeclaração utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Aferição da condição de indígena autodeclarada – Os/as candidatos/as deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), emitido pela fundação Nacional do Índio (Funai), ou, na ausência do RANI, o Reconhecimento de Identidade Indígena, que é composto por uma Autodeclaração e Consciência de Identidade Indígena (assinada pelo/a candidato/a) e por uma declaração de Reconhecimento (assinada pelo cacique ou outra liderança equivalente).

Dúvidas – Em caso de dúvidas sobre os procedimentos de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena, os/as candidatos/as devem utilizar o sistema de atendimento disponível no endereço: atendimentoingresso.ifpe.edu.br, na categoria “Heteroidentificação e Aferição da Condição de Indígena) ou os contatos dos campi/polos do IFPE, que estão listados no anexo H do edital do processo de Ingresso (Edital REI/IFPE nº 53, de 2022). As dúvidas e solicitações de atendimento encaminhadas para o sistema serão respondidas em até 2 dias úteis.

Todas as instruções sobre gravação e envio do vídeo, sobre a apresentação do RANI ou das declarações estão no documento, disponível no site ingresso.ifpe.edu.br e no link abaixo.

• INSTRUÇÕES PARA O PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR À AUTODECLARAÇÃO E DE AFERIÇÃO DA CONDIÇÃO DE INDÍGENA AUTODECLARADA

Fim do conteúdo