IFPE divulga lista preliminar de inscrições no Processo de Ingresso 2023.2

Candidatos/as poderão corrigir dados até às 17h desta sexta (02)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta quarta-feira (31/05), a lista preliminar das inscrições do Processo de Ingresso 2023.2. Agora, os candidatos e as candidatas devem acessar o site Ingresso IFPE, e verificar a situação de sua inscrição, que pode se apresentar como “confirmada” ou “não confirmada”.

A inscrição que se apresenta como “confirmada” significa que atendeu aos critérios exigidos, foi confirmada e que a pessoa está apta a concorrer a uma das vagas ofertadas. Mas isso não significa que o candidato/a foi aprovado/a no processo, sendo necessário aguardar as próximas etapas da seleção.

As pessoas com situação de inscrição “não confirmada” poderão verificar os motivos que impediram a confirmação, corrigir os dados da inscrição e, inclusive, anexar nova documentação, caso seja necessário. A correção da inscrição poderá ser realizada das 8h desta quinta-feira (01/06) até às 17h desta sexta-feira (02/06). O procedimento é realizado pelo site Ingresso IFPE, por meio de login, cujo acesso será realizado com o CPF e a senha cadastrados no ato da inscrição.

Para que sejam validadas as alterações incluídas, o/a candidato/a deverá finalizar a correção. A inscrição corrigida será encaminhada a uma nova avaliação, cujo resultado será disponibilizado na Lista Final de Inscrições, que será divulgada no dia 06 de junho, a partir das 17h.

Avaliação Específica em Música (AEM) – Para candidatos/as aos cursos de Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim), haverá ainda uma etapa adicional de performance. A avaliação será realizada de forma presencial no campus das 09h às 12h do dia 06 de junho. Todos os procedimentos e detalhes técnicos sobre a avaliação estão descritos no edital. A divulgação da lista preliminar da AEM está prevista para o dia 06 de junho, também a partir das 17h.

Heteroidentificação para pessoas pretas e pardas e aferição da condição de indígena – Os/as candidatos/as que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e que tiverem a inscrição confirmada deverão ser submetidos ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena autodeclarada. O procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena ocorrerá de forma não presencial, no período de 07 a 19 de junho, através da utilização de recursos de tecnologia da informação e comunicação.

Resultados – A lista preliminar de Classificação do Processo de Ingresso será publicada no dia 06 de junho, no site ingresso.ifpe.edu.br. Os candidatos poderão apresentar recursos de forma on-line, no dia 07 de junho, no horário das 8h às 17h, no mesmo site. A publicação da lista de Classificação após recursos está prevista para o dia 14 de junho.

A Relação dos Aprovados e a Convocação para a Matrícula da chamada regular serão publicadas somente após a finalização dos procedimentos de heteroidentificação e aferição da condição de indígena, no dia 30 de junho.

Canal Tira-Dúvidas – Para responder às dúvidas dos candidatos, o IFPE disponibiliza o canal atendimentoingresso.ifpe.edu.br, que ficará ativo durante todo o processo seletivo. Também serão realizados atendimentos presenciais nos campi, em dias e horários específicos, bem como atendimento por telefone. Os contatos e horários estão disponíveis no anexo J do edital.

Guia de Inscrições – Para auxiliar os/as candidatos/as, a Comissão preparou um guia com as principais orientações para compreender como será a seleção de novos/as estudantes e realizar as inscrições. Mas vale ressaltar que o edital é o documento de referência para orientações quanto ao Processo de Ingresso. Acesse aqui o Guia.

Acesse aqui o edital.

Avaliação Específica em Música (AEM): 06/06
Lista Preliminar de Inscrições: 31/05
Correção das inscrições: 01 e 02/06