IFPE inaugura Centro de Colaboração em Alimentação e Nutrição Escolar

Evento online acontece na próxima segunda-feira às 9h30 e será transmitido pelo Canal IFPE

O Centro de Colaboração em Alimentação e Nutrição Escolar do IFPE ( Cecane – IFPE) vai ser inaugurado em evento virtual nesta segunda-feira (15/08). A cerimônia será transmitida ao vivo no Canal IFPE do youtube, às 9h30, e contará com a participação do reitor do IFPE, José Carlos, a pró-reitora de extensão do instituto, Ana Patrícia, a diretora de assistência estudantil, Nathália Atroch, a coordenadora de segurança alimentar e nutricional do FNDE, Solange Castro, além das coordenadoras do Cecane – IFPE, Mônica Gomes, do Campus Caruaru, e Camila Lima, do Campus Paulista. Após a mesa de abertura, o evento tem continuidade com a palestra sobre a presença dos Cecanes nos Institutos Federais, ministrada por Rogério Robs, Coordenador do Cecane – IF Sul de Minas.

Os Cecanes são fruto de parceria do FNDE com as Instituições Federais de Ensino Superior no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo geral é desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão, mediante a celebração de Termos de Execução Descentralizada e Termos de Cooperação a serem construídos a partir da descentralização de créditos orçamentários e repasse de recursos financeiros. O Cecane- IFPE foi criado a partir do segundo edital de habilitação realizado em 2021 pelo FNDE. O intuito é fortalecer o PNAE dentro e fora do IFPE, através da oferta de formações para os servidores do IFPE e para os Conselhos de Alimentação Escolar, bem como no mapeamento da agricultura familiar dentro dos territórios dos campi do IFPE e no monitoramento da execução do PNAE nos municípios em Pernambuco.

Para possibilitar a criação do Cecane, o IFPE recebeu uma descentralização de recursos do FNDE e celebrou seu primeiro contrato com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do IFPE (FADE) para a execução financeira do projeto. Institucionalmente o centro é cadastrado com um Programa de Extensão, está ligado à Diretoria de Assistência Estudantil e à Pró-reitoria de extensão (Proext), uma vez que executa ações ligadas à Política de Extensão com os Povos do Campo. A sede do Cecane está localizada no IFPE Caruaru, único campus a executar 100% do PNAE com alimento oriundo da agricultura familiar.