IFPE Pesqueira lança Vestibular Simplificado 2020.2

Vagas são para cursos técnicos em Edificações e Eletrotécnica. Seleção será por análise curricular

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Pesqueira, lançou nesta sexta-feira (11), o edital do Vestibular Simplificado 2020.2. Ao todo, são oferecidas 108 vagas nos cursos Técnicos em Eletrotécnica e Edificações, nas modalidades: Médio Integrado e Subsequente.

A novidade é que, este ano, a seleção será simplificada e acontecerá através da análise curricular dos candidatos, considerando as notas médias nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática contidas no histórico escolar ou declaração de boletim escolar apresentado pelo candidato. O processo seletivo envolverá apenas os cursos técnicos oferecidos pelo IFPE-Pesqueira e não terá cobrança de taxa de inscrição.

A relação preliminar dos candidatos inscritos será divulgada no dia 2 de outubro no site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE. Os candidatos que desejarem poderão apresentar recursos em relação a inscrições não homologadas ou às médias obtidas, no dia 5 de outubro, através do e-mail: recursos.vestibular2020@pesqueira.ifpe.edu.br. O resultado final deverá ser divulgado no dia 9 de outubro no site da CVEST.

VAGAS E COTAS ǁ São oferecidas 36 vagas para o Curso Técnicos Integrado em Eletrotécnica (manhã) e 36 para o Técnico Integrado em Edificações (tarde) e outras 36 vagas para o Técnico Subsequente em Edificações (noite).

Serão reservadas vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, em escolas da Rede Pública, seguindo as determinações vigentes. Há vagas reservadas também para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas ou autodeclarados deficientes. Os candidatos com deficiência deverão apresentar laudo médico indicando o tipo, grau ou nível de necessidade, no ato da matrícula.

INSCRIÇÕES ǁ As inscrições estarão disponíveis entre os dias 14 e 25 de setembro no site da CVEST. Podem concorrer a um dos cursos Técnicos de Nível Médio Integrado, os estudantes que possuam certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, até a data da matrícula do curso a que se candidatou. No caso do curso Técnico Subsequente, podem concorrer os estudantes que, até a data da matrícula do curso a que se candidatou, tenha o certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

Para se inscrever, o candidato deve preencher corretamente todos os campos do Formulário de Inscrição, inclusive o Questionário Socioeconômico, e escolher a modalidade e o curso a que deseja concorrer. É obrigatória a apresentação do número do CPF do candidato no ato da inscrição, não sendo possível a substituição pelo CPF dos pais ou responsáveis.

Na inscrição, o candidato deve inserir o Histórico Escolar ou documento equivalente comprobatório das notas médias que serão utilizadas para a classificação, conforme o edital. O arquivo deve ter no máximo 5 MB e estar em um dos formatos estabelecidos pelo edital (PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG). O documento, ou um equivalente, deve ser apresentado em via original no momento da matrícula. Caso haja divergência entre os documentos apresentados ou a não apresentação da via original, o candidato será desclassificado.

NOME SOCIAL ǁ O candidato que quer ser reconhecido socialmente em consonância com sua identidade de gênero poderá requerer o atendimento pelo nome social durante o período de inscrição. Para isso, ele deve indicar a opção no site da CVEST e enviar a documentação exigida no edital via upload no sistema de inscrição.

INFORMAÇÕES ǁ Para mais informações sobre o Vestibular Simplificado IFPE 2020.2, acesse o edital. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através do e-mail vestibular2020.2@pesqueira.ifpe.edu.br ou pelo telefone: (87) 988 558 084.