Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Em parceria, IFPE promove eventos sobre direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade

Notícias

Em parceria, IFPE promove eventos sobre direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade

Eventos são gratuitos e abertos a todos. Inscrições seguem até o dia 15 de outubro.
por publicado: 23/09/2020 15h15 última modificação: 23/09/2020 15h20

O Instituto Federal de Pernambuco vai promover, em parceria com outras instituições, a II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade. Com o tema “Corpos Interseccionais em luto e em luta”, os eventos são abertos a qualquer interessado, em especial pesquisadores, estudantes, técnicos e membros de movimentos sociais, e ocorrerão concomitantemente nos dias 19 e 20 de novembro de 2020, inteiramente on-line, gratuitos, acessíveis em LIBRAS e com certificação. As inscrições já começaram e podem ser feitas até o dia 15 de outubro pelo site do evento. Além de ouvintes, os participantes também podem submeter resumos, relacionados a um dos seis simpósios temáticos que ocorrerão nos eventos, por meio de formulário eletrônico disponível neste LINK, até o dia 15 de outubro.

Além do IFPE, os eventos contam na organização com os Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN), do Pará (IFPA) e da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), e ainda com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPA) e em Educação (PPGEd/UFRN).

Em tempos em que a educação vem sendo tão atacada, onde a diversidade não têm encontrado espaços de qualidade e respeito para o diálogo sério e proativo, onde as minorias têm sido escanteadas na proposição das políticas públicas, e ainda por cima, o fundamentalismo e o reducionismo têm sido evocados como saída para a difícil situação social do Brasil, espaços colaborativos, de trocas de práticas e saberes, são alternativas importantes para a busca de solução coletiva para os problemas públicos e comuns aos cidadãos brasileiros. Para tal, as instituições reunidas nestes dois encontros estão somando forças para o fortalecimento desses debates”, destaca a Dr.ª Rossana Rameh de Albuquerque, psicóloga da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) da Reitoria do IFPE.

A II Jornada é fruto de um projeto de pesquisa interinstitucional financiado pelo edital universal do CNPq e desenvolvido por pesquisadores, estudantes, técnicos, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação do IFRN, do IFPE, do IFPA, da FPS, da Universidade de Montpellier (França) e da Universidade Jean-Monnet/Saint Étienne (França). A produção do conhecimento e as práticas pedagógicas desenvolvidas por essas instituições de formação profissional apontam para uma invisibilidade, vulnerabilidade e sofrimento envolvendo estudantes mulheres e/ou LGBT+. Por isso, a relevância em pautar essa temática em tempos de pandemia, criando modos de resistir às tentativas de apagamento da memória desses sujeitos em luto e em luta.

Na mesma perspectiva, o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos e Diversidade propõe dar continuidade ao debate sobre a conquista e o reconhecimento de direitos, sobre o respeito às diversidades culturais, de gênero e etnicorraciais, problematizando a fragilização da democracia no Brasil em contexto pandêmico e suas implicações para as populações mais vulneráveis, e refletindo sobre o papel estratégico da formação de professores e da Educação Profissional e Tecnológica enquanto atores e espaço de resistência.

Para a submissão de resumos, os participantes precisam se vincular a um dos seis Simpósios Temáticos: (1) Povos Indígenas, Gêneros e Interculturalidades; (2) Práticas educativas e formação de professores e professoras da Educação Profissional para a diversidade; (3) Mulheres, racismo e pobreza: as desigualdades de raça e gênero no Brasil da pandemia da Covid-19; (4) Memórias das minorias políticas na Educação Profissional; (5) Núcleos de Gênero e Diversidade na Educação Profissional: estratégias e resistências; e (6) Mundo do trabalho, educação profissional e identidade de gênero.

 

SERVIÇO

Evento: II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade

Inscrições e Submissão de Resumos: até 15 de outubro de 2020

Site do evento: clique aqui

Responsável pela organização no IFPE: Rossana Rameh de Albuquerque

Contatos: (81) 99638-8497 / rossana.albuquerque@reitoria.ifpe.edu.br