IFPE prorroga as inscrições para o Processo de Ingresso 2023.1

Prazo que terminaria nesta terça-feira foi estendido até o dia 11 de novembro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) prorrogou, nesta segunda-feira (31), as inscrições para o Processo de Ingresso 2023.1. O prazo que terminaria nesta terça-feira (1º/11) foi estendido até o dia 11 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site ingresso.ifpe.edu.br.

Nesta edição da seleção de novos alunos, o IFPE oferece 5.396 vagas em  cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, cursos técnicos subsequentes, curso de qualificação profissional Proeja e cursos superiores, ofertados nos 16 campi e  em 5 polos de Educação a Distância.

Cronograma – Além do acréscimo de mais 10 dias para inscrições, também houve alteração nas datas das outras etapas do processo de ingresso. A divulgação das instruções para os procedimentos de heteroidentificação e aferição da condição de indígena será no dia 14 de novembro, e a lista preliminar das inscrições será publicada no dia 21.

O prazo para retificação de inscrições vai de 22 a 23. Na ocasião, os candidatos que tiverem a inscrição indeferida poderão visualizar os motivos do indeferimento, retificar os dados e, inclusive, anexar nova documentação. A lista final das inscrições será publicada no dia 28.

A lista preliminar de classificação será publicada no dia 29, e os candidatos poderão apresentar recursos no dia 30. A lista de Classificação após recursos será publicada no dia 05 de dezembro, a partir das 17h.

Heteroidentificação para pessoas pretas e pardas e aferição da condição de indígena – Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e que tiverem a inscrição deferida deverão ser submetidos ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena autodeclarada. Os candidatos precisam ficar atentos ao novo prazo de envio do conteúdo  para os procedimentos de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena:  será das 8h do dia 29 novembro até as 17h do dia 7 de dezembro.

A Lista Preliminar da heteroidentificação (direcionada aos candidatos pretos e pardos) e da aferição da condição de indígena autodeclarada (para os candidatos indígenas) será publicada no site ingresso.ifpe.edu.br no dia 13 de dezembro de 2022.

Resultados – A Relação dos Aprovados e a Convocação para a Matrícula serão publicadas somente após a finalização dos procedimentos de heteroidentificação e aferição da condição de indígena, no dia 20 de dezembro. As matrículas obrigatórias acontecem em janeiro de 2023.

Guia rápido de inscrições –  O IFPE lançou um guia rápido com as principais informações sobre as inscrições do Processo de Ingresso 2023.1 para seleção de novos alunos, na última quinta-feira (27). O material, disponível no site ingresso.ifpe.edu.br, apresenta orientações aos candidatos sobre o acesso ao site, sobre o preenchimento dos dados pessoais e o envio de documentação.

Canal Tira-Dúvidas – Para responder às dúvidas dos candidatos, o IFPE disponibiliza o canal atendimentoingresso.ifpe.edu.br, que ficará ativo durante todo o processo seletivo. Também estão sendo realizados atendimentos presenciais nos campi, em dias e horários específicos, bem como atendimento por telefone. Os contatos e horários estão disponíveis no anexo H do edital.

NOVO CRONOGRAMA

• Inscrições: até as 17h do dia 11/11/2022
  • Divulgação das instruções para o procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena: 14/11/2022
  • Lista preliminar de Inscrições: 24/11/2022