Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE realiza inaugurações em Belo Jardim e Vitória de Santo Antão

IFPE realiza inaugurações em Belo Jardim e Vitória de Santo Antão

Ao todo, foram investidos mais de sete milhões de reais nas obras realizadas nas duas unidades
por publicado: 26/11/2018 13h11 última modificação: 26/11/2018 13h11

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realizou, nos dias 22 e 23, solenidades de inaugurações de obras nos campi Belo Jardim e Vitória de Santo Antão. As celebrações comemoram o resultado de investimentos que, somados, chegaram a R$7.717.793,25.

No caso do Campus Vitória de Santo Antão, a solenidade ocorreu na noite da quinta-feira (22) e marcou a inauguração do bloco das graduações e a adequação das estruturas do Campus às normas de acessibilidade. Estavam presentes a reitora do IFPE, Anália Ribeiro, o diretor-geral do campus, Mauro França, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Romero Raposo.

“É uma alegria este momento, porque são sonhos antigos. Essas obras são metáforas do que é o nosso Instituto hoje, uma instituição que busca constantemente a inclusão e a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão”, declarou Anália.

O bloco das graduações do campus teve suas obras iniciadas em novembro de 2016, sendo feito um investimento de R$5.447.840,95 para um total de 2.730,42m2 de área construída. O prédio está distribuído entre quatro pavimentos, contemplando, entre outros ambientes, salas de aula, salas de reunião de coordenação, laboratórios, banheiros, auditório, área de convivência, escadas e rampas de acesso.  O bloco atenderá os cursos superiores de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Química.

Já a adequação das estruturas da unidade às normas de acessibilidade tiveram início em janeiro de 2018, com investimento de R$1.332.990,68. As intervenções incluíram construção e recuperação de calçadas, rampas, guarda-copos e corrimãos, além da recuperação de elementos arquitetônicos, indicação tátil, adequação de sanitários, copas e esquadrias, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, totalizando uma área de 4.726,71m2.

No caso do Campus Belo Jardim, a cerimônia aconteceu na manhã da sexta-feira (23) e também contou com as presenças da reitora da instituição, Anália Ribeiro, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Romero Raposo, além do diretor-geral do campus, Francisco das Chagas. Na unidade, foi inaugurada a rede de esgotamento sanitário e tratamento de efluentes, obra idealizada para realizar a substituição total da rede anterior.

Os trabalhos foram iniciados em novembro de 2017 e seguiram por 12 meses, num investimento total de R$936.961,62. A obra compreendeu uma intervenção de 3.160m2, beneficiando diretamente cerca de 1.640 pessoas que transitam no campus. "Este novo sistema de tratamento ainda foi projetado visando um horizonte de dez anos, pois tem capacidade para atender mais de duas mil pessoas", explicou Virgínia Gouveia, diretora de Obras e Projetos do Instituto.

OBRAS – O ano de 2018 foi intenso para o IFPE. Ao todo, o Departamento de Obras e Projetos (DOPE) da instituição se debruçou sobre cerca de 10 iniciativas que contemplavam construção de sedes definitivas de unidades, reformas e adaptação de estruturas.