Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE vai retratar pessoas durante FIG 2019

IFPE vai retratar pessoas durante FIG 2019

Ação faz parte de projeto de extensão e foi selecionada para o evento
por publicado: 18/07/2019 19h34 última modificação: 18/07/2019 19h34

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vai estar presente durante a 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG): moradores da cidade, visitantes, transeuntes e público do evento serão retratados com a utilização da fotografia lambe-lambe por um grupo formado por servidores, estudantes e egresso do Campus Olinda. A ação é fruto do projeto Fotografia Lambe-lambe: Retrato e Identidade, que vem contribuindo no âmbito da pesquisa e da extensão no curso técnico em Artes Visuais daquela unidade, e foi selecionada para o evento.

A iniciativa promove um resgate da fotografia lambe-lambe, muito popular especialmente entre as décadas de 1950 e 1980 no nordeste. “Ao retratar pessoas anônimas nas ruas, promove-se um resgate histórico-cultural da fotografia ao mesmo tempo em que dá voz através do retrato aos cidadãos que anonimamente fazem o cotidiano da cidade e do Festival”, explica Luciana Padilha, coordenadora do projeto e diretora-geral do Campus Olinda.

As ações de fotografia acontecerão entre os dias 22 e 26 deste mês, sempre das 13h às 17h. Vários espaços representativos da cidade de Garanhuns que o Festival ocupa, tais como praças, polos culturais, comunidades, ruas e avenidas serão visitadas pelo projeto com o ideal de pertencimento e identidade do sujeito na cidade neste evento cultural.

Uma das particularidades da fotografia lambe-lambe é a captação e revelação da imagem na hora. A ação une essa perspectiva histórica às novas tecnologias, de modo que os retratos são positivados via aplicativos e, em seguida, impressos. Os participantes do projeto vão se dividir entre fotografar e conversar sobre a história da fotografia e o processo, além de imprimir para que o retratado possa levar sua imagem. A ideia é fomentar o diálogo entre antigas e novas tecnologias como suporte de criação.3.JPG

O projeto Fotografia Lambe-lambe: Retrato e Identidade teve início em 2018 e, de lá para cá, já realizou outras três ações de itinerância: em Vitória de Santo Antão, com experimento e divulgação do Projeto (em outubro de 2018); no Sítio Histórico de Olinda, no evento CAOS (Novembro de 2018); e novamente em Vitória de Santo Antão, durante o Encontro e apresentações de Projetos de Extensão IFPE (Dezembro de 2018).

Todo o processo de investigação e ação do projeto podem ser conferidas na página https://www.facebook.com/fotolambe/ , no Facebook,    e      @fotolambe, no Instagram.