Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Inclusão é tema de encontro em Igarassu

Notícias

Inclusão é tema de encontro em Igarassu

Seminário Inclusão em Ação acontece nesta quinta (31) e sexta (1º), com oficina sobre atendimento a público com deficiência visual
por publicado: 31/03/2016 00h00 última modificação: 31/03/2016 13h57
Exibir carrossel de imagens Promovido pela Proext, evento acontece até esta sexta (1º)

Promovido pela Proext, evento acontece até esta sexta (1º)

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (31) e segue até sexta (1º), no Campus Igarassu, o Seminário “Inclusão em Ação”. O encontro, promovido pela Coordenação de Políticas Inclusivas da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), tem como participantes docentes e servidores de diversos campi do IFPE.

A pró-reitora de Extensão, Maria José Melo, representou a reitora Cláudia Sansil no evento. Em sua fala, a gestora lembrou da dificuldade que uma pessoa com deficiência enfrenta ao chegar numa escola e de como a gestão do IFPE está priorizando esse acolhimento. “Dentro da realidade que estamos vivendo, dos novos estudantes que estão chegando e dos números que estão aumentando, destinamos os nossos NAPNEs para funcionar, exclusivamente, como Núcleos de Atendimento à pessoa com deficiência. A inclusão está em ação e nós vamos continuar”, frisou Melo.

A diretora-geral do campus anfitrião, Ana Regina Ferraz, destacou que encontros como esse são importantes para se obter novos conhecimentos e aprimorar o papel do Instituto no atendimento a essa parcela da população. “É essencial ouvir especialistas, trocar experiências e por que não trocar nossa falta de experiência nos diversos aspectos que a inclusão da educação profissional carece de ser abordada”, ressaltou.

O campus foi escolhido para sediar o seminário por ter em seu quadro de alunos, um estudante deficiente visual. Lenilson Vitório, que estuda no curso de Informática para Internet, contou que é cego desde que nasceu. Para ele é um grande desafio ser estudante, no entanto está disposto a seguir em frente, conquistar a formação e se firmar como profissional da área de Informática.

OFICINA - Após a mesa solene de abertura, foi iniciada a oficina “Procedimentos básicos para o atendimento específico em Instituições de Educação Profissional – ênfase em deficiência visual”. A capacitação teve como formador o professor convidado do Instituto Federal de Brasília (IFB), Franclin Nascimento, que também é presidente da Associação Nacional de Educação Inclusiva (ANEI).

O docente explicou que o objetivo da oficina é preparar os profissionais do IFPE para atender às diferenças. “Respeitando os ritmos de aprendizagem dos estudantes e fazendo com que eles tenham condições de construir conhecimento”, complementou.

A programação do encontro prossegue no turno da tarde com a coordenadora do Napne do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Rute Portes, que vai abordar as contradições sobre medidas inclusivas baseadas em experiências de pessoas com deficiência. Rute, que tem baixa visão, também ministra oficina na sexta-feira (1º) sobre didáticas e metodologias no atendimento a estudantes com deficiência.

registrado em: , , ,