Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > INOVA IFPE: Equipes multidisciplinares apresentam produtos finais

INOVA IFPE: Equipes multidisciplinares apresentam produtos finais

Equipes multidisciplinares apresentaram soluções inovadoras para problemas que surgiram após o desastre em Mariana (MG)
por publicado: 23/11/2015 00h00 última modificação: 11/03/2016 13h50
Exibir carrossel de imagens Equipes multidisciplinares apresentam produtos finais

Equipes multidisciplinares apresentam produtos finais

“Somos capazes de fazer muito mais do que imaginávamos”. As palavras de Daiane Xavier, estudante do curso Técnico em Informática do Campus Garanhuns, definiram seu desempenho durante o Inova IFPE. Após quase três dias de trabalho, equipes multidisciplinares apresentaram soluções inovadoras para problemas que surgiram após o desastre em Mariana (MG). Sensores de baixo custo, sistemas integrados de monitoramento e meios de localizar desaparecidos foram algumas ideias trazidas pelos alunos. O evento aconteceu de 18 a 20/11, no Campus Caruaru.

Rodrigo Nogueira, assessor de Inovação Tecnológica, explica que neste projeto não são indicados vencedores. “O objetivo do Inova é estimular a busca por soluções inéditas e promover a troca de conhecimento entre estudantes de áreas distintas”, comentou. O evento também ofereceu palestras sobre empreendedorismo, inspiração, criatividade e trabalho em equipe, além de instruções para elaborar uma apresentação curta que desperte o interesse do cliente, também conhecida como Pitch.

Para tornar comercializáveis os produtos desenvolvidos e montar uma exposição atrativa ao mercado, a professora do Campus Igarassu, Raquel Lira, passou algumas dicas aos estudantes. “É uma oportunidade não só de criar protótipos, mas também de simular um jogo de empresas. Passamos instruções para melhorar a organização dos produtos gerados, como traduzir a linguagem técnica para o mercado", explicou.

“As pessoas são movidas a desafios e por isso resolvi participar do Inova. Estou levando muito conhecimento de outras áreas, o evento superou minhas expectativas”, afirmou Gisele Silva, aluna de Licenciatura em Química do Campus Vitória. Para Tarita Régia, uma das vantagens foi a possibilidade de trabalhar com pessoas de diversas áreas. “Apesar de não ter equipe vencedora, somos todos vencedores, todos levamos para casa o reconhecimento”, afirmou a estudante de Meio Ambiente do Campus Cabo.

registrado em: , , ,