Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Inovação tecnológica em debate na abertura do 11º Conic

Inovação tecnológica em debate na abertura do 11º Conic

Edição 2016 do Congresso de Iniciação Científica do IFPE acontece até sexta-feira (25) no Campus Pesqueira
por publicado: 22/11/2016 17h57 última modificação: 22/11/2016 17h57

Professores e estudantes pesquisadores do IFPE se reuniram, nesta terça (22), no Campus Pesqueira para a abertura da 11ª edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic). O evento, que acontece até o dia 25, é palco para que alunos dos cursos técnicos e superiores envolvidos em projetos de pesquisa possam apresentar à comunidade acadêmica os resultados colhidos após um ano de trabalho. A palestra de abertura do Congresso foi ministrada pelo Diretor da empresa belga Arrowplan, Paulo Coelho Vieira, e teve como tema “A Inovação Tecnológica nos dias atuais”.

Em sua exposição, o executivo, cuja atuação tem como foco a valorização da propriedade intelectual,  destacou a importância da pesquisa científica e considerou fundamental a ampliação dos investimentos em políticas de registro de patentes para o desenvolvimento econômico e social do país. O palestrante aproveitou para traçar um comparativo com outros países, apontando como o Brasil ainda destina pouca atenção a essas áreas e ressaltando o papel estratégico desempenhado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

“No contexto brasileiro, não consigo enxergar uma instituição em que a produção da pesquisa e o registro das patentes possam ser tão bem trabalhados como nos institutos federais. Aqui, os estudantes são estimulados a pesquisar e desenvolver soluções científicas e tecnológicas desde os primeiros níveis da educação. Aqui temos uma instituição com vocação para dar ao Brasil um salto qualitativo neste sentido”, afirmou à plateia.

Compondo a mesa de abertura, a reitora do IFPE, Anália Ribeiro, enfatizou, em seu discurso, o incentivo que tem sido feito ao desenvolvimento científico na instituição. Uma das metas para 2017, de acordo com a reitora, é agregar as produções de ensino, pesquisa e extensão num só evento.

“Nosso esforço, dentro da realidade brasileira atual, é o estímulo à compreensão do mundo, das relações humanas. Em momentos difíceis, devemos dar uma ênfase ainda maior à construção do conhecimento. Se já trabalhamos com afinco, o momento pede que nos esforcemos o dobro para que o conhecimento construído na instituição esteja a serviço da sociedade, com especial atenção aos mais vulneráveis, observando necessariamente a democratização desse conhecimento", frisou.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário Monteiro fez um balanço da programação do Conic e também ressaltou o papel estratégico desempenhado pela pesquisa. “O evento congrega 68 avaliadores, 38 apresentações orais de trabalho, 20 monitores, sete salas, um curso de formação e quase 500 pessoas como público geral. Nossa intenção, apesar das dificuldades, é que fiquem claras as contribuições da pesquisa no tripé que sustenta o IFPE. Se uma das bases desse tripé sofre danos, as consequências serão sentidas por toda a instituição".

Também fizeram parte da mesa de abertura a Pró-Reitora de Ensino, Edlamar Santos, a Pró-Reitora de Extensão, Ana Patrícia Falcão, o Diretor de Pesquisa da Propesq, Márcio Villar, o Diretor de Pesquisa do Campus Pesqueira, Glauco Reinaldo e a Diretora de Ensino Valquíria Bezerra.

=> Confira a programação completa do 11º Conic.