Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Licenciaturas do IFPE são debatidas em encontro

Licenciaturas do IFPE são debatidas em encontro

Promovida pela Proden, reunião trouxe discussão sobre elaboração e reformulação dos planos pedagógicos de licenciaturas
por publicado: 24/11/2017 12h12 última modificação: 24/11/2017 12h52

A Pró-Reitoria de Ensino (Proden) promove, durante toda esta sexta-feira (24), mais uma reunião do Fórum Permanente dos Cursos de Licenciatura do IFPE. O encontro, que acontece no miniauditório do Campus Recife, reúne gestores, docentes e servidores vinculados às licenciaturas do Instituto.

A reunião foi aberta com uma apresentação sobre o processo de reestruturação do Documento Orientador para Elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Licenciaturas da Instituição. A pró-reitora de Ensino, Edlamar Santos, foi a responsável por conduzir a abertura, juntamente com a Diretora de Desenvolvimento de Ensino, Rafaella Albuquerque.

A Coordenadora do Fórum dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professora Socorro Valois, ministrou a palestra Desafios para a Reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura à luz das Novas Diretrizes para a Formação Docente promovendo um debate com o público presente.

Com base na resolução nº 02/2015 do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC), que define as diretrizes curriculares em nível nacional para a formação inicial em cursos de licenciatura e de formação continuada, Valois socializou experiências desenvolvidas da UFRPE sobre convergências e divergências na construção dos PPCs e dificuldades enfrentadas pelas licenciaturas. “O fórum nasce exatamente dessas demandas. A gente precisa de um eixo comum”, destacou.

A coordenadora ainda ressaltou a necessidade de se ter liberdade quanto à definição do projeto institucional de formação, que segundo ela deve ter identidade própria de acordo com a trajetória da instituição. “Essa liberdade deve ser uma bandeira de luta de todos nós educadores”, afirmou Valois.

Na parte da tarde, o fórum continua com uma roda de conversa onde cada campus vai socializar seus processos de reformulação de PCCs. O encontro será finalizado com os encaminhamentos e formação de grupos de trabalho.

registrado em: , , ,