Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > NELI-UFPE promove evento sobre HQs no Brasil

NELI-UFPE promove evento sobre HQs no Brasil

Voltado ao estudo da relação entre Literatura e outras linguagens, encontro tem inscrições gratuitas
por publicado: 30/10/2017 11h15 última modificação: 30/10/2017 11h30

O Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose (NELI-UFPE), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFPE), apresenta, no dia 20 de novembro, a mesa-redonda Panorama Contemporâneo das Histórias em Quadrinhos no Brasil, dando início a uma série de atividades voltadas ao fluxo das relações literaturas-textualidades artísticas.

Na ocasião, haverá a presença do professor doutor Paulo Ramos, que é jornalista e atua como docente do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É autor de vários livros e artigos sobre Histórias em Quadrinhos, área à qual tem dedicado suas pesquisas. Também participa do debate o professor doutor Henrique Magalhães (UFPB), docente ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Henrique é editor e fundador da editora Marca de Fantasia, dedicada às Histórias em Quadrinhos, Artes, Comunicação, Linguística e à Cultura Pop.

Completa a mesa a mestra em Comunicação e Cultura Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Dandara Palankof, que é tradutora de Histórias em Quadrinhos e editora, ao lado dos jornalistas Carol Almeida e Paulo Floro, da Revista Plaf. Esta uma publicação bimestral destinada a desdobrar, por meio de matérias, entrevistas e resenhas, a produção autoral e diversa de HQs no País, revelando a conexão do multiformato com questões complexas do mundo contemporâneo, além de servir como espaço para apresentação de trabalhos inéditos representantes do formato.

O encontro vai acontecer às 14h30, no miniauditório 1 do Centro de Artes e Comunicação (CAC), da UFPE. Por meio do evento, o grupo pretende suscitar uma conversa sobre a circulação, a recepção crítica e a criação dessa produção artística que emergiu no século passado e se consolidou como potência estética de compreensão das sociedades. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail eventosneli@gmail.com. No ato da inscrição, é necessário enviar os seguintes dados: nome completo, instituição de ensino e CPF. Vagas limitadas. Haverá emissão de certificados.

NELI-UFPE – A proposta do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose consiste em expandir o corpus das abordagens teóricas mais frequentemente utilizadas na área, a partir das interrogações e desafios propostos pelos meios de produção, suportes e tecnologias nascentes ou em progresso no mundo contemporâneo. Contempla quatro diferentes linhas de pesquisa: Literatura, Ciência e Tecnologia (incluindo, especificamente, os temas Literatura e Medicina e Literatura e Videojogos); Literatura e Outras Artes; Literatura e Natureza e Estudos Portugueses. O grupo organiza encontros abertos à comunidade e produz publicações.

• Mesa-redonda "Panorama Contemporâneo das Histórias em Quadrinhos no Brasil"
  • Dia 20/11, 14h30
  • Miniauditório 1 do Centro de Artes e Comunicação (CAC/UFPE)
  • Inscrições: eventosneli@gmail.com

Confira o cartaz do evento.

registrado em: , , ,