Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Participe da II Semana Acadêmica do IFPE

Participe da II Semana Acadêmica do IFPE

Evento acontece entre os dias 22 e 26 de novembro e reúne os eixos Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto
por publicado: 22/11/2021 09h06 última modificação: 02/12/2021 17h19

Do dia 22 a 26 de novembro acontece a II Semana Acadêmica do IFPE, que reúne pela segunda vez os eventos sistêmicos das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, promovida em conjunto pelas Pró-Reitoria de Ensino (Proden), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq), e a Pró-Reitoria de Extensão (Proext). Com o tema “Diálogos Freirianos à Luz do Ensino, Pesquisa e Extensão”, a Semana tem o objetivo de aproximar os trabalhos desenvolvidos pelas Pró-Reitorias, no intuito de fortalecer o diálogo e a integração e de materializar a missão institucional de colocar o IFPE a serviço da sociedade.

A Semana é composta pelos seguintes eventos: do eixo Pesquisa, o XVI Congresso de Iniciação Científica (CONIC), e o Encontro de Pós-Graduação do IFPE; do eixo Ensino, a Jornada Educacional; e do eixo Extensão, o Encontro de Extensão do IFPE (ENEXT); a Mostra Integrada de Cultura e Artes (MICA), o Workshop de Estágio, Emprego e Egressos; e o Seminário de Inclusão e Diversidade.

Totalmente virtual, a II Semana Acadêmica do IFPE é realizada nas plataformas Google Meet, Google Classroom, Google Drive e pelo Canal Oficial do IFPE no Youtube, e é voltada especialmente para a comunidade acadêmica da instituição, mas que conta também com algumas ações abertas ao público em geral.

A abertura do evento acontecerá nesta segunda (22), das 15h às 17h, com a participação dos palestrantes: Profa. Dra. Anália Ribeiro, do IFPE – Campus Recife; Profa. Dra. Bernardina Araújo, do IFPE – Campus Belo Jardim; e Prof. Dr. Oussama Naouar, Pró-Reitor de Extensão da UFPE. O evento será transmitido pelo canal oficial do IFPE no Youtube.

PESQUISA

Os eventos promovidos pela Propesq são direcionados para os três grandes grupos que desenvolvem projetos de pesquisa e inovação no Instituto: os docentes, os estudantes dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica e os professores e estudantes ligados aos cursos e programas de pós-graduação do IFPE.

No XVI Congresso de Iniciação Científica (CONIC), que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de novembro, os estudantes de Iniciação Científica que finalizaram seus planos de atividades em 2021 apresentarão seus relatórios finais. O Conic acontecerá de forma remota e síncrona.

Os estudantes apresentadores deverão se inscrever pelo site: https://www.even3.com.br/xviconicifpe

> Acesse aqui:
Programação do XVI CONIC
Horário das sessões do XVI CONIC

O Encontro de Pós-Graduação do IFPE, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, abordará a temática Inovação, Inclusão e Tecnologia. O Encontro será gratuito e a inscrição poderá ser realizada até o dia 23/11 por meio do site: https://www.even3.com.br/encontrodeposifpe2021/ O público-alvo são docentes e discentes dos programas e cursos de pós-graduação do IFPE.

Acesse aqui a programação do Encontro

Será realizada também a palestra intitulada "A atuação docente e o marco legal da ciência, tecnologia e inovação", que contará com os palestrantes: Ludmila Meira Maia Dia, procuradora da UFMG; e Henrique Varejão de Andrade, procurador no IFPE. O evento acontecerá no dia 26/11, às 14h, e será transmitido pelo canal oficial do IFPE no Youtube.

EXTENSÃO

O evento promovido pela Proext é a 9ª edição do Encontro de Extensão (ENEXT) do IFPE, seguindo a tradição de agregar experiências e práticas extensionistas das mais diversas. Neste ano o tema será “Contribuições de Paulo Freire para o diálogo com a sociedade: extensão ou comunicação? ”.

O ENEXT vai agregar em sua programação a MICA - Mostra Integrada de Cultura e Artes, que conta com atividades de maneira articulada e construída pela comunidade artística do IFPE, como também com a participação de convidados que atuam no campo da extensão cultural. Também faz parte do ENEXT o Workshop de Estágios, Emprego e Egressos do IFPE, que tem como finalidade trazer orientações, debates e informações aos discentes e egressos dos campi como espaço para tratar de assuntos voltados às orientações profissionais e ao mundo do trabalho.  Nesta edição também será realizado o Seminário de Inclusão e Diversidade.

MICA

A MICA - Mostra Integrada de Cultura e Artes chega a sua sétima edição, em formato digital, sendo realizada de maneira gratuita, digital e criativa. Nesta edição, a mostra conta com a participação de realizadores culturais do Brasil e Inglaterra com uma infinidade de links e conteúdos culturais produzidos pelo IFPE ao longo de 2021.

Para encerrar os eventos Integrados da Pró-Reitoria de Extensão e a II Semana de Integração do IFPE, a MICA 2021 traz o espetáculo do grupo LiterAtos, vencedor de dois prêmios no MOSTEV (Vitória de Santo Antão).

As lives e ações culturais serão realizadas no site da mostra e no canal oficial do IFPE no Youtube.

Para participar, acesse o site do evento: http://mica.blog.br/

Inscreva-se aqui: https://www.even3.com.br/enext2021/

Veja a programação MICA 2021 - Lives:

Dia 03/12/2021 - Sexta: Atividades síncronas - LIVES

> 10h - Bate papo sobre Produção Audiovisual de Baixo Orçamento e Audiovisual periférico com Marcio Graffiti - Coletivo Anti Cinema, Criativo Film School (Baixada Fluminense, Rio de Janeiro).

> 15h - MICA convida Bonny Chung (UK - Bristol) - Realização e Cidadania Cultural
Bonny secretária do Women's Staff Network Group (DVSA) e conduz eventos e painéis de discussão sobre raça e gênero.

ENSINO

A Proden promove a Jornada Educacional 2021, que tem por objetivo culminar um ciclo de atividades formativas ocorridas durante o ano. A Jornada é voltada para os estudantes e servidores (docentes e técnico-administrativos) do Instituto.

Mais informações sobre a Jornada Educacional, como inscrição e programação, serão divulgadas posteriormente.