Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Plataforma Nilo Peçanha é apresentada aos servidores do IFPE

Plataforma Nilo Peçanha é apresentada aos servidores do IFPE

Lançada pelo MEC, ferramenta funciona como uma base de dados oficiais sobre a Rede Federal
por publicado: 19/08/2018 23h06 última modificação: 19/08/2018 23h14

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) promoveu, na última sexta-feira (17), um encontro com os pesquisadores institucionais e servidores vinculados aos setores de Registro Acadêmico de todo o IFPE para apresentar a Plataforma Nilo Peçanha. Lançada em janeiro deste ano pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a ferramenta funciona como uma base de dados online de toda a Rede Federal, disponibilizando informações sobre matrículas, oferta de cursos e investimentos relativas as 650 unidades de ensino em todo o país.

A abertura do Seminário foi feita pela reitora Anália Ribeiro e, em seguida, a apresentação foi conduzida pelo coordenador e idealizador da Plataforma, Gustavo Morais. Na ocasião, ele relatou o esforço empreendido nacionalmente para coletar, validar e padronizar as informações, destacando o papel dos pesquisadores institucionais e dos profissionais do registro acadêmico nesse processo. De acordo com Morais, a plataforma surgiu da necessidade de sistematização e unificação dos dados referentes às instituições da Rede para permitir a criação de indicadores confiáveis que possam contribuir tanto para a avaliação como o direcionamento das ações e políticas desenvolvidas.

“A Plataforma é o centro que reúne os dados oficiais de toda a Rede. Ela nasceu para permitir que o Brasil conheça melhor a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e que a própria Rede se conheça também. Quem somos? Quanto somos? Precisávamos traduzir em números confiáveis a grandeza das instituições que compõem a Rede e sua importância histórica e social”, afirmou.

No período da tarde, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, André Menezes, apresentou alguns dados relativos ao IFPE e seus 16 campi, disponíveis na plataforma. Atualmente, o Instituto conta, por exemplo, com 27.870 estudantes matriculados Qualquer pessoa pode acessar os dados disponibilizados na Plataforma Nilo Peçanha, cujo nome faz homenagem ao criador das antigas Escolas de Aprendizes e Artíficies, voltadas à Educação Profissional.

=> Acesse a Plataforma Nilo Peçanha