Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Presidente do C.E.S.A.R. ministra palestra de abertura do Enext

Presidente do C.E.S.A.R. ministra palestra de abertura do Enext

Evento teve início nesta segunda-feira (12) no Campus Recife e conta com 511 inscritos
por publicado: 12/12/2016 19h37 última modificação: 12/12/2016 19h37

O IV Encontro de Extensão do IFPE teve início, nesta segunda-feira (12), com a palestra “Extensão Tecnológica, empreendedorismo e inovação para o desenvolvimento local e regional”, ministrada pelo professor e presidente do C.E.S.A.R. Sérgio Cavalcanti. Na exposição, voltada para servidores e estudantes extensionistas, o professor destacou o papel da extensão na produção do conhecimento e no desenvolvimento socioeconômico.

“A extensão é o caminho de volta do conhecimento que é produzido dentro das universidades e institutos federais e tem os olhos voltados para os problemas reais que a sociedade têm”, afirmou. De acordo com ele, as instituições de ensino devem ter como foco a solução de problemas existentes na sociedade e o trabalho extensionista permite esse link.

Na palestra, ele também apresentou um panorama sobre a produção científica no país e ressaltou a importância de se produzir inovação tecnológica. “Inovação é produto da criatividade aliada à execução e retorno para a sociedade”, disse.

ABERTURA – Antes da palestra, a abertura do Enext contou com uma mesa solene formada por gestores e representantes de instituições parcerias. A reitora do IFPE Anália Ribeiro afirmou que a extensão faz parte de uma dimensão fundamental da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ao lado do Ensino e da Pesquisa, e que é pelo trabalho ficando nesse tripé que os Institutos Federais se destacaram no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

“Nos institutos federais, não começamos a trabalhar pesquisa e extensão apenas na graduação. Entendemos que são atividades que devem perpassar todo o processo educacional, desde o ensino básico e médio. A extensão ganha uma dimensão fundamental e cada vez mais significativa porque ela nos mostra que não devemos olhar apenas para o próprio umbigo. O conhecimento formal deve dialogar com os inúmeros saberes da sociedade”, disse.

A Pró-Reitora de Extensão Ana Patrícia Falcão afirmou que o evento é uma forma de apresentar os trabalhos que são desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão fora do Instituto. “Mostra como o IFPE está cumprindo sua missão social”, enfatizou. A Pró-Reitora também apresentou os números relativos ao Enext deste ano. São 503 inscritos, 163 projetos e 326 extensionistas envolvidos.

Também participaram da mesa a professora Isaílma Barros, representando a Pró-Reitoria de Ensino, a professora Carol Belo, representante a Direção Geral do Campus Recife, e o professor Edvaldo Acioly, representante da diretoria de extensão do Campus Recife. A abertura também contou com lançamento de livros de estudantes e professores, além da apresentação do Coral do IFPE - Campus Recife. A programação do Enext segue até quarta-feira (14).

registrado em: , , ,