Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Programa seleciona projetos de tecnologia para melhorar setor aéreo

Notícias

Programa seleciona projetos de tecnologia para melhorar setor aéreo

Serão selecionadas cinco startups que apresentem soluções para desafios enfrentados pelos clientes nesse setor
por publicado: 24/08/2020 13h55 última modificação: 24/08/2020 14h09

A operadora de gestão aeroportuária Aena criou um programa de aceleração de startups, a Aena Ventures. Como primeira iniciativa, serão selecionadas cinco startups de qualquer parte do mundo que apresentem projetos com soluções para desafios atuais e futuros enfrentados pelo setor de transporte aéreo. Os grupos terão um financiamento de até 50 mil euros para a implementação das ideias.

A companhia procura iniciativas que permitam utilizar tecnologia, novos modelos de negócios em infraestrutura aeroportuária e desenvolvimento de sistemas inteligentes que possam melhorar a experiência do cliente.

O processo de aceleração contará com a mentoria de especialistas do setor aeroportuário que irão ajudar a orientar os projetos, além de apoio em instalações físicas e o financiamento no valor de 50 mil euros para a implementação das soluções desenvolvidas. Os grupos com mais destaque poderão, ainda, ter a oportunidade de firmar contrato com a Aena no valor de até 2 milhões de euros para o desenvolvimento e implantação do projeto em aeroportos selecionados.

Para participar, os projetos precisam se enquadrar em um dos cinco eixos propostos:

  • Agilidade nos procedimentos e viagens ao aeroporto

  • Experiência do passageiro

  • Comunicação com o passageiro

  • Sustentabilidade

  • Bagagem em geral

Os interessados em concorrer têm até o dia 14 de setembro para apresentar os projetos à Aena Ventures, que deverá iniciar o processo de aceleração ainda neste ano de 2020. Os grupos interessados podem se registrar através do site: www.aenaventures.com

 

Sobre a Aena BrasilAena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba - ECASA.