Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Programação especial para indígenas marca Caravana

Notícias

Programação especial para indígenas marca Caravana

Caravana de Extensão ocorreu em dois dias na cidade de Águas Belas
por publicado: 14/12/2017 13h05 última modificação: 15/12/2017 14h28
Na quarta-feira (13), o segundo dia da Caravana de Extensão do IFPE movimentou a aldeia indígena Fulniô, localizada emfulni (20).JPG Águas Belas, Pernambuco, com várias atividades que permitiram uma intensa troca de conhecimentos entre professores e estudantes do Instituto e índios da comunidade.
Toda a programação aconteceu na Escola Estadual Indígena Fulniô Marechal Rondon. A abertura dos trabalhos foi marcada pela apresentação de um grupo de fulniôs, que por meio de cantos e passos fortes mostraram um pouco da sua cultura através do toré. 
O líder da dança, Jacildo Ribeiro, saudou os visitantes na língua própria
do povo fulniô, o "iathê" e em seguida destacou a importância de se preservar a cultura divulgando as manifestações do seu povo. "Um encontro como esse é importante para manter vivas nossas tradições. Sempre recebemos muitos visitantes para poder mostrar nossa cultura", ressaltou o índio.
fulni (40).JPGAtividades -  Muitos integrantes da aldeia, em especial os mais jovens, participaram da oficina sobre estamparia manual ministrada pela professora e diretora do Campus Olinda, Luciana Padilha, e por estudantes bolsistas do Pibex.
Afonso Lima, 20 anos, comemorou bastante a vinda da Caravana para sua aldeia. Ele avaliou que os conhecimentos adquiridos através das atividades trarão mais aperfeiçoamento para o trabalho desenvolvido pelos índios, a exemplo do artesanato. "Foi muito legal aprender a desenvolver novas texturas e desenhos através das fachadas de nossas casas", explicou Afonso referindo-se à oficina da qual participou.
Muitos índios artesãos aproveitaram para expor e comercializar seus trabalhos durante o evento.
A Caravana ainda levou para a aldeia, as rodas de diálogos "Empreendedorismo e Economia Criativa" e "Turismo Sustentável", com os professores Alexandre Hochmann, do Campus Pesqueira; e Paulo Diniz, do Campus Olinda, respectivamente.